SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 6
Downloaden Sie, um offline zu lesen
INSPIRAÇÃO 
INTUIÇÃO 
TELEPATIA 
1. ESTADO DO MÉDIUM NO FENÔMENO MEDIÚNICO 
134
No momento que exerce a faculdade o médium pode permanecer no estado normal ou ficar num estado mais ou menos acentuado de crise. 
Conforme o tipo de faculdade que possui, permanece com as percepções normais ou seu estado de percepção pode se tornar muito mais sensível. 
Quando no estado normal é inspirativo ou intuitivo, quando no estado de crise adquire a forma de sonambulismo ou de êxtase. 
Na inspiração e na intuição - Recebem o pensamento do Espírito e posteriormente com seu modo característico transmitem a mensagem. 
O sonambulismo natural é um estado de independência do Espírito em que suas faculdades adquirem maior amplitude. A alma tem percepções que no estado normal se acham embotadas. 
O Estado de êxtase é um sonambulismo mais apurado. A alma do extático ainda é mais independente. 
Nos estados de sonambulismo e de êxtase, a própria alma do médium pode comunicar-se, constituindo isto o fenômeno chamado animismo. 
CARACTERÍSTICAS 
ESTADO 
FREQUÊNCIA DE ONDAS CEREBRAIS 
FÍSICAS 
MENTAIS 
BETA 
14 – 28 
Ciclos/Segundo 
Tensão 
Hiperatividade Agitação 
Alto metabolismo 
Vigília 
Excitação 
Inquietude 
pensamento irrequieto 
Inspiração 
ALFA 
08 – 14 
Ciclos/Segundo 
Consciência passiva relaxamento profundo 
Meio dormindo 
Meio acordado 
Estado de criação 
Estado de calma 
Alerta 
Serenidade 
Pré-sonolência 
Tranquilidade 
Estado de Consciência 
Criatividade 
Intuição 
TETA 
04 – 08 
Ciclos/Segundo 
Sem percepção 
Semi-Inconsciência 
Estado Noúrico 
Sonolência 
Semi-Inconsciência 
Meditação profunda 
Sonambulismo 
DELTA 
0 – 04 
Ciclos/Segundo 
Sono profundo 
Inconsciência 
Sono profundo 
Concentração profunda 
União à consciência cósmica 
Êxtase 
2. INSPIRAÇÃO 
Na inspiração a intervenção espiritual é bem menos perceptível, mais discreta; é um modo de o homem receber ajuda aparente do plano superior. São apenas idéias ou sugestões mentais desprovidas de sentimentos. 
3. INTUIÇÃO 
A intuição é semelhante à anterior, porém, a intervenção espiritual é bem mais acentuada; O espírito comunicante transmite suas idéias ou sugestões mentais carregadas de sentimentos ao encarnado que, entendendo-as, interpreta-as e as enuncia com suas próprias palavras. 
4. TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO 
Tanto na inspiração como na intuição o que ocorre é a transmissão do pensamento, portanto, se efetuam pelo processo de comunicação telepática. 
5. TELEPATIA E MEDIUNIDADE 
135
ULTRAPASSA SEU ENTENDIMENTO 
Na telepatia processada exclusivamente entre os encarnados, uma vontade ativa transmite os seus pensamentos a outra vontade deliberadamente passiva recebe os pensamentos emitidos, o que constitui num processo de transmissão mental diretamente de encarnado para encarnado. 
Mas, no caso da inspiração e da intuição telepática, além de o médium deixar-se ïnspirar” por outro espírito desencarnado, ele também assenhoreia-se dos seus problemas venturosos ou aflitivos, assim como, às vezes, recepciona mensagem espiritual educativa que ultrapassa o seu entendimento ou concepção comum que tem da vida. 
AJUSTE ESPIRITUAL 
Na telepatia entre os encarnados, um cérebro ativo envia ondas concêntricas que são captadas por outro cérebro receptor passivo, porque ambos sintonizam-se à mesma faixa vibratória de transmissão mental. 
Na inspiração e principalmente na intuição telepática efetua-se pelo “ajuste perispiritual” entre o espírito do médium e o desencarnado, em que o primeiro recebe diretamente a mensagem que deve transferir para o mundo material. 
FATOS SUBORDINADOS AO MUNDO ESPIRITUAL 
No caso de pura telepatia entre os encarnados, o fenômeno é subordinado exclusivamente aos acontecimentos do mundo físico, 
enquanto que, no intercâmbio telepático inspirativo e intuitivo com os espíritos desencarnados, os médiuns captam notícias inéditas do Além, fazem previsões acertadas e muitas vezes expõem assuntos que, além de transcender aos seus próprios conhecimentos, ainda ultrapassam a concepção habitual dos frequentadores das sessões espíritas. 
6. MECANISMOS DAS INSPIRAÇÕES 
Na inspiração o médium não se afasta do corpo, precisa apenas sintonizar-se mentalmente com o espírito para receber telepaticamente a influência e transmiti-lá, sem se afastar do corpo, é totalmente consciente. 
Na inspiração, ocorre a assimilação de correntes mentais que o espírito envia ao encarnado, ou seja, são apenas idéias ou sugestões mentais desprovidas de sentimentos. 
É simplesmente uma influência telepática com plena consciência do médium, nada provando a origem mediúnica, mas reconhece-se que é uma influência estranha quando o assunto tratado está fora das cogitações do médium ou mesmo contrária seus pontos de vista. 
7. MECANISMOS DAS INTUIÇÕES 
Na intuição o médium também não se afasta do corpo, mas tem de sintonizar-se mentalmente e harmonizar-se vibratóriamente com o espírito para receber telepaticamente a influência estranha e posteriormente transmiti-lá. 
Duas pessoas sintonizadas mentalmente estarão, evidentemente, com as mentes perfeitamentes entrosadas e havendo entre elas harmonia vibratória se estabelecerá entre elas uma ponte magnética vinculando-as, imantando-as profundamente. 
Os pensamentos e as sensações diferentes que o médium sente, deve-se ao jato de força mental e força vibratória que o espírito lança sobre o sistema nervoso do encarnado, ou seja, as idéias ou sugestões mentais vem carregadas de sentimentos, sensações, etc. 
médium recebe as idéias, interpreta-as e dá-lhes forma com suas próprias palavras. 
Não raro o comunicante imprime maior vigor à ação telepática pondo a mão no cérebro material, caracterizando aí a chamada mediunidade intuitiva. 
8. MECANISMO DA INCORPORAÇÃO CONSCIENTE 
As incorporações caracterizam-se pelo fato de o espírito do médium afastar-se do corpo (ao qual fica unido por um cordão fluídico) e entrar num estado de sonolência dito transe. 
INSPIRAÇÃO 136 
Na inspiração, ocorre a assimilação de correntes mentais que o espírito envia ao encarnado, ou seja, são apenas idéias ou sugestões mentais desprovidas de sentimentos.
INTUIÇÃO 
HARMONIZAÇÃO MENTAL E VIBRATÓRIA 
Na intuição o médium tem de sintonizar-se mentalmente e harmonizar-se vibratóriamente com o espírito para receber telepaticamente a influência estranha e posteriormente transmiti-lá. 
Os pensamentos e as sensações diferentes que o médium sente, deve-se ao jato de força mental e força vibratória que o espírito lança sobre o sistema nervoso do encarnado, ou seja, as idéias ou sugestões mentais vem carregadas de sentimentos, sensações, etc. 
O comunicante imprime maior vigor à ação telepática pondo a mão no cérebro material, caracterizando aí a chamada mediunidade intuitiva. 
ASSIMILAÇÃO DE CORRENTES MENTAIS 
O jacto de forças mentais do Instrutor Espiritual atua sobre a organização psíquica do médium, apoiando- se no plexo solar, se transformando em luminoso estímulo, que se estende pelos nervos, elevando-se ao sistema neuro-cerebrino, onde, do qual se derrama pela boca, em forma de palavras. 
Frequentemente, a aproximação do benfeitor espiritual é sentida como doce excitação que produz um agradável calafrio, acompanhado de eriçamento da pele, isto deve-se ao jato de força mental daquele que lança sobre o sistema nervoso do encarnado. 
9. ASSIMILAÇÃO DE CORRENTES MENTAIS 
CORRENTES ELETROMAGNÉTICAS (NDM - Pág. 47) 
Os veículos físicos apareciam quais se fossem correntes electromagnéticas em elevada tensão. 
O Sistema nervoso, os núcleos glandulares e os plexos emitiam luminescência particular. 
E justapondo-se ao cérebro, a mente surgia como esfera de luz característica, oferecendo em cada companheiro determinado potencial de radiação. 
CORPO FÍSICO - MANIFESTAÇÃO TRANSITÓRIA DA ALMA 
Em qualquer estudo mediúnico, não podemos esquecer que a individualidade espiritual, na carne, mora na cidadela atômica do corpo, formado por recursos tomados de empréstimo ao ambiente do mundo. Sangue, encéfalo, nervos, ossos, pele e músculos representam materiais que se aglutinam entre si para a manifestação transitória da alma, na Terra, constituindo-lhe vestimenta temporária, segundo as condições em que a mente se acha. 
AMORTECIMENTO VIBRATÓRIO DO INSTRUTOR ESPIRITUAL 
O Instrutor espiritual pousou a destra na fronte do médium que comandava a assembléia, tornando-se mais humanizado, obscuro (com menos luz). 
O instrutor espiritual graduou o pensamento e a expressão, de acordo com a capacidade do médium e do ambiente que o cerca, ajustando-se-lhes às possibilidades. 
137
O benfeitor espiritual tornou-se mais pesado porque amorteceu o elevado tom vibratório em que respira habitualmente, descendo à posição do médium, tanto quanto lhe é possível, para benefício do trabalho que se inicia. 
Os Espíritos cujas vibrações se processam aceleradamente , devido à sua evolução, graduam o pensamento e densificam o perispírito quando desejam transmitir as comunicações, inspirar dirigentes mediúnicos ou expositores. 
- Para reduzir seu padrão vibratório, o Espírito superior impregna-se de matéria sutil colhida no próprio ambiente; 
- Para elevar o tom vibratório do médium o Espírito Superior encontrará na concentração ou transe, daquele, os meios de ativar-lhes as vibrações; 
O MENTOR ESPIRITUAL AGE NO CÉREBRO DO MÉDIUM 
A cabeça venerável do instrutor Espiritual passou a emitir raios fulgurantes, ao mesmo tempo que o cérebro do médium, sob os dedos do benfeitor, se sublimava de luminosidade intensa, embora diversa. 
O mentor desencarnado levantou a voz comovente, suplicando a Benção Divina. 
O médium transmitiu igualmente em alta voz, imprimindo diminutas variações. 
Fios de luz brilhante ligavam os componentes da mesa, dando-lhes a perceber que a prece os reunia mais fortemente entre si. 
MECANISMO DA AÇÃO ESPIRITUAL SOBRE O MÉDIUM 
Terminada a oração, acerquei-me do médium. Desejava investigar mais a fundo as suas impressões físicas e observei-lhe, então, todo o busto, inclusive braços e mãos, sob vigorosa onda de força, a arrepiar-lhe a pele, num fenômeno de doce excitação, como que “agradável calafrio”. Essa onda de força descansava sobre o plexo solar, onde se transformava em luminoso estímulo, que se estendia pelos nervos até o cérebro, do qual se derramava pela boca, em forma de palavras. 
O jacto de forças mentais do Instrutor Espiritual atuou sobre a organização psíquica do médium, apoiando-se no plexo solar, elevou-se ao sistema neuro-cerebrino. 
Como a energia elétrica da usina emissora que, atingindo a lâmpada, se espalha no filamento incandescente, produzindo o fenômeno da luz. 
FENÔMENO DE ASSIMILAÇÃO MENTAL (NDM – pág. 49) 
Vimos aqui o fenômeno da perfeita assimilação de correntes mentais que preside habitualmente a quase todos os fatos mediúnicos. 
Essas impressões apóiam-se nos centros do corpo espiritual, que funcionam à maneira de condensadores, atingem, de imediato, os cabos do sistema nervoso, a desempenharem o papel de preciosas bobinas de indução, acumulando-se aí num átimo e reconstituindo-se, automaticamente, no cérebro. 
Semelhante a milagroso teclado de eletroímãs, ligados uns aos outros e em cujos fulcros dinâmicos se processam as ações e as reações mentais, que determinam vibrações criativas, através do pensamento ou da palavra, considerando-se o encéfalo como poderosa estação emissora e receptora e a boca por valioso alto-falante. 
Tais estímulos se expressam ainda pelo mecanismo das mãos e dos pés ou pelas impressões dos sentidos e dos condutores, transformadores e analistas, sob o comando direto da mente. 
TODO MÉDIUM SINTONIZA-SE COM ESPÍRITOS AFINS (NDM - Pág. 51) 
A mediunidade é um dom inerente a todos os seres, como a faculdade de respirar, e cada criatura assimila as forças superiores ou inferiores com as quais sintoniza. 
Por isso mesmo o Divino Mestre recomendou-nos oração e vigilância para não cairmos nas sugestões do mal, porque a tentação é o fio de forças vivas a irradiar-se de nós, captando os elementos que lhe são semelhantes e tecendo, assim ao redor de nossa alma, espessa rede de impulsos, por vezes irresistíveis. 
SINTONIA VIBRATÓRIA (Livro Estudando a Mediunidade - Pág. 27) 
Sintonia significa, em definição mais ampla, entendimento, harmonia compreensão, ressonância ou equivalência. Sintonia é, portanto, um fenômeno de harmonia psíquica, funcionando, naturalmente à base de vibrações. Duas pessoas sintonizadas estarão, evidentemente, com as mentes perfeitamentes entrosadas, havendo entre elas, uma ponte magnética a vinculá-las, imantando-as profundamente. Estarão respirando na mesma faixa, intimamente associadas. 
138
139

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Aula 6 Mecanismo das Comunicações Mediúnicas
Aula 6   Mecanismo das Comunicações MediúnicasAula 6   Mecanismo das Comunicações Mediúnicas
Aula 6 Mecanismo das Comunicações MediúnicasEHMANA
 
Terceiro Módulo - 4ªaula - Mecanismo das comunicações
Terceiro Módulo - 4ªaula - Mecanismo das comunicaçõesTerceiro Módulo - 4ªaula - Mecanismo das comunicações
Terceiro Módulo - 4ªaula - Mecanismo das comunicaçõesCeiClarencio
 
A psicofonia, a vidência e as manifestações visuais
A psicofonia, a vidência e as manifestações visuaisA psicofonia, a vidência e as manifestações visuais
A psicofonia, a vidência e as manifestações visuaisjcevadro
 
O médium e a mediunidade no Espiritismo. Reinaldo Barros
O médium e a mediunidade no Espiritismo. Reinaldo BarrosO médium e a mediunidade no Espiritismo. Reinaldo Barros
O médium e a mediunidade no Espiritismo. Reinaldo BarrosADEP Portugal
 
Terceiro Módulo - 5ª aula - Classificação mediúnica
Terceiro Módulo - 5ª aula - Classificação mediúnicaTerceiro Módulo - 5ª aula - Classificação mediúnica
Terceiro Módulo - 5ª aula - Classificação mediúnicaCeiClarencio
 
Epífise ou Glândula Pineal
Epífise ou Glândula PinealEpífise ou Glândula Pineal
Epífise ou Glândula PinealWilma Badan C.G.
 
Diversidade dos Carismas -
Diversidade dos Carismas -Diversidade dos Carismas -
Diversidade dos Carismas -Patricia Farias
 
17 papel dos médiuns nas comunicações espiritas
17 papel dos médiuns nas comunicações espiritas17 papel dos médiuns nas comunicações espiritas
17 papel dos médiuns nas comunicações espiritasAntonio SSantos
 
Mocidade Espírita Chico Xavier - Psicografia
Mocidade Espírita Chico Xavier - PsicografiaMocidade Espírita Chico Xavier - Psicografia
Mocidade Espírita Chico Xavier - PsicografiaSergio Lima Dias Junior
 
5ª aula dos mediuns - coem
5ª aula    dos mediuns - coem5ª aula    dos mediuns - coem
5ª aula dos mediuns - coemWagner Quadros
 
8ª aula do papel dos mediuns nas comunicações espiritas - coem
8ª aula   do papel dos mediuns nas comunicações espiritas - coem8ª aula   do papel dos mediuns nas comunicações espiritas - coem
8ª aula do papel dos mediuns nas comunicações espiritas - coemWagner Quadros
 
18 envolvimento mediunico
18 envolvimento mediunico18 envolvimento mediunico
18 envolvimento mediunicoAntonio SSantos
 
Terceiro Módulo - 6ª aula - Influência moral do médium
Terceiro Módulo - 6ª aula - Influência moral do médiumTerceiro Módulo - 6ª aula - Influência moral do médium
Terceiro Módulo - 6ª aula - Influência moral do médiumCeiClarencio
 
Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Leonardo Pereira
 
Espiritismo e mediunidade 02
Espiritismo e  mediunidade 02Espiritismo e  mediunidade 02
Espiritismo e mediunidade 02Leonardo Pereira
 
Seminário "caminhos mediúnicos"
Seminário "caminhos mediúnicos"Seminário "caminhos mediúnicos"
Seminário "caminhos mediúnicos"Leonardo Pereira
 

Was ist angesagt? (20)

Aula 6 Mecanismo das Comunicações Mediúnicas
Aula 6   Mecanismo das Comunicações MediúnicasAula 6   Mecanismo das Comunicações Mediúnicas
Aula 6 Mecanismo das Comunicações Mediúnicas
 
Terceiro Módulo - 4ªaula - Mecanismo das comunicações
Terceiro Módulo - 4ªaula - Mecanismo das comunicaçõesTerceiro Módulo - 4ªaula - Mecanismo das comunicações
Terceiro Módulo - 4ªaula - Mecanismo das comunicações
 
Mediunidade de psicografia v.2.0
Mediunidade de psicografia v.2.0Mediunidade de psicografia v.2.0
Mediunidade de psicografia v.2.0
 
A psicofonia, a vidência e as manifestações visuais
A psicofonia, a vidência e as manifestações visuaisA psicofonia, a vidência e as manifestações visuais
A psicofonia, a vidência e as manifestações visuais
 
29 psicografia
29 psicografia29 psicografia
29 psicografia
 
O médium e a mediunidade no Espiritismo. Reinaldo Barros
O médium e a mediunidade no Espiritismo. Reinaldo BarrosO médium e a mediunidade no Espiritismo. Reinaldo Barros
O médium e a mediunidade no Espiritismo. Reinaldo Barros
 
Terceiro Módulo - 5ª aula - Classificação mediúnica
Terceiro Módulo - 5ª aula - Classificação mediúnicaTerceiro Módulo - 5ª aula - Classificação mediúnica
Terceiro Módulo - 5ª aula - Classificação mediúnica
 
Epífise ou Glândula Pineal
Epífise ou Glândula PinealEpífise ou Glândula Pineal
Epífise ou Glândula Pineal
 
Diversidade dos Carismas -
Diversidade dos Carismas -Diversidade dos Carismas -
Diversidade dos Carismas -
 
17 papel dos médiuns nas comunicações espiritas
17 papel dos médiuns nas comunicações espiritas17 papel dos médiuns nas comunicações espiritas
17 papel dos médiuns nas comunicações espiritas
 
Mocidade Espírita Chico Xavier - Psicografia
Mocidade Espírita Chico Xavier - PsicografiaMocidade Espírita Chico Xavier - Psicografia
Mocidade Espírita Chico Xavier - Psicografia
 
5ª aula dos mediuns - coem
5ª aula    dos mediuns - coem5ª aula    dos mediuns - coem
5ª aula dos mediuns - coem
 
8ª aula do papel dos mediuns nas comunicações espiritas - coem
8ª aula   do papel dos mediuns nas comunicações espiritas - coem8ª aula   do papel dos mediuns nas comunicações espiritas - coem
8ª aula do papel dos mediuns nas comunicações espiritas - coem
 
18 envolvimento mediunico
18 envolvimento mediunico18 envolvimento mediunico
18 envolvimento mediunico
 
Terceiro Módulo - 6ª aula - Influência moral do médium
Terceiro Módulo - 6ª aula - Influência moral do médiumTerceiro Módulo - 6ª aula - Influência moral do médium
Terceiro Módulo - 6ª aula - Influência moral do médium
 
Transe mediúnico
Transe mediúnicoTranse mediúnico
Transe mediúnico
 
Aula 8 - Médium/Mediunidade
Aula 8 - Médium/MediunidadeAula 8 - Médium/Mediunidade
Aula 8 - Médium/Mediunidade
 
Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade
 
Espiritismo e mediunidade 02
Espiritismo e  mediunidade 02Espiritismo e  mediunidade 02
Espiritismo e mediunidade 02
 
Seminário "caminhos mediúnicos"
Seminário "caminhos mediúnicos"Seminário "caminhos mediúnicos"
Seminário "caminhos mediúnicos"
 

Andere mochten auch

Andere mochten auch (8)

Curso de telepatia
Curso de telepatiaCurso de telepatia
Curso de telepatia
 
Telepatia
TelepatiaTelepatia
Telepatia
 
Telepatia[
Telepatia[Telepatia[
Telepatia[
 
Telepatia
TelepatiaTelepatia
Telepatia
 
Telepatia - Paz Universal
Telepatia - Paz UniversalTelepatia - Paz Universal
Telepatia - Paz Universal
 
Cm 8 - sensibilidade mediúnica
Cm   8 - sensibilidade mediúnicaCm   8 - sensibilidade mediúnica
Cm 8 - sensibilidade mediúnica
 
Corpos ovóides na obsessão e nas psicopatologias
Corpos ovóides na obsessão e nas psicopatologiasCorpos ovóides na obsessão e nas psicopatologias
Corpos ovóides na obsessão e nas psicopatologias
 
Sintonia e pensamento
Sintonia e pensamentoSintonia e pensamento
Sintonia e pensamento
 

Ähnlich wie Estados de consciência e mecanismos da mediunidade

24 fluidos-percepção e análise
24 fluidos-percepção e análise24 fluidos-percepção e análise
24 fluidos-percepção e análiseAntonio SSantos
 
Mecanismo das comunicações - Afinidade - Sintonia
Mecanismo das comunicações - Afinidade  - SintoniaMecanismo das comunicações - Afinidade  - Sintonia
Mecanismo das comunicações - Afinidade - Sintoniajcevadro
 
Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição
Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e IntuiçãoMocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição
Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e IntuiçãoSergio Lima Dias Junior
 
Nos dominios da mediunidade - Cap5
Nos dominios da mediunidade - Cap5Nos dominios da mediunidade - Cap5
Nos dominios da mediunidade - Cap5Patricia Farias
 
Quarto Módulo - 4ª aula - Classificação mediunica
Quarto Módulo - 4ª aula - Classificação mediunicaQuarto Módulo - 4ª aula - Classificação mediunica
Quarto Módulo - 4ª aula - Classificação mediunicaCeiClarencio
 
Quarto Módulo - 3ª aula - O transe mediúnico
Quarto Módulo - 3ª aula - O transe mediúnicoQuarto Módulo - 3ª aula - O transe mediúnico
Quarto Módulo - 3ª aula - O transe mediúnicoCeiClarencio
 
Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Leonardo Pereira
 
A audiência, a psicopictografia, psicometria e o sonambulismo
A audiência, a psicopictografia, psicometria e o sonambulismoA audiência, a psicopictografia, psicometria e o sonambulismo
A audiência, a psicopictografia, psicometria e o sonambulismojcevadro
 
Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Leonardo Pereira
 
O papel do médium no mecanismo das comunicações 1,5hs
O papel do médium no mecanismo das comunicações 1,5hsO papel do médium no mecanismo das comunicações 1,5hs
O papel do médium no mecanismo das comunicações 1,5hshome
 
Sintonia e vibração
Sintonia e vibraçãoSintonia e vibração
Sintonia e vibraçãoLouis Oliver
 
7 0 1_despertamento_das_faculdades_mediunicas2
7 0 1_despertamento_das_faculdades_mediunicas27 0 1_despertamento_das_faculdades_mediunicas2
7 0 1_despertamento_das_faculdades_mediunicas2Roserene Fernandes
 
Animismo (autoria desconhecida)
Animismo (autoria desconhecida)Animismo (autoria desconhecida)
Animismo (autoria desconhecida)MJ
 
Espiritismo e mediunidade 07
Espiritismo e mediunidade  07Espiritismo e mediunidade  07
Espiritismo e mediunidade 07Leonardo Pereira
 
43 fluidoterapia-irradiação
43 fluidoterapia-irradiação43 fluidoterapia-irradiação
43 fluidoterapia-irradiaçãoAntonio SSantos
 
Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Leonardo Pereira
 
Prática mediúnica - perispírito
Prática mediúnica - perispíritoPrática mediúnica - perispírito
Prática mediúnica - perispíritoFEEAK
 

Ähnlich wie Estados de consciência e mecanismos da mediunidade (20)

24 fluidos-percepção e análise
24 fluidos-percepção e análise24 fluidos-percepção e análise
24 fluidos-percepção e análise
 
Mecanismo das comunicações - Afinidade - Sintonia
Mecanismo das comunicações - Afinidade  - SintoniaMecanismo das comunicações - Afinidade  - Sintonia
Mecanismo das comunicações - Afinidade - Sintonia
 
Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição
Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e IntuiçãoMocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição
Mocidade Espírita Chico Xavier - Inspiração e Intuição
 
Nos dominios da mediunidade - Cap5
Nos dominios da mediunidade - Cap5Nos dominios da mediunidade - Cap5
Nos dominios da mediunidade - Cap5
 
25 animismo
25 animismo25 animismo
25 animismo
 
Transe Mediúnico
Transe MediúnicoTranse Mediúnico
Transe Mediúnico
 
Quarto Módulo - 4ª aula - Classificação mediunica
Quarto Módulo - 4ª aula - Classificação mediunicaQuarto Módulo - 4ª aula - Classificação mediunica
Quarto Módulo - 4ª aula - Classificação mediunica
 
Quarto Módulo - 3ª aula - O transe mediúnico
Quarto Módulo - 3ª aula - O transe mediúnicoQuarto Módulo - 3ª aula - O transe mediúnico
Quarto Módulo - 3ª aula - O transe mediúnico
 
Irradiação
IrradiaçãoIrradiação
Irradiação
 
Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade
 
A audiência, a psicopictografia, psicometria e o sonambulismo
A audiência, a psicopictografia, psicometria e o sonambulismoA audiência, a psicopictografia, psicometria e o sonambulismo
A audiência, a psicopictografia, psicometria e o sonambulismo
 
Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade
 
O papel do médium no mecanismo das comunicações 1,5hs
O papel do médium no mecanismo das comunicações 1,5hsO papel do médium no mecanismo das comunicações 1,5hs
O papel do médium no mecanismo das comunicações 1,5hs
 
Sintonia e vibração
Sintonia e vibraçãoSintonia e vibração
Sintonia e vibração
 
7 0 1_despertamento_das_faculdades_mediunicas2
7 0 1_despertamento_das_faculdades_mediunicas27 0 1_despertamento_das_faculdades_mediunicas2
7 0 1_despertamento_das_faculdades_mediunicas2
 
Animismo (autoria desconhecida)
Animismo (autoria desconhecida)Animismo (autoria desconhecida)
Animismo (autoria desconhecida)
 
Espiritismo e mediunidade 07
Espiritismo e mediunidade  07Espiritismo e mediunidade  07
Espiritismo e mediunidade 07
 
43 fluidoterapia-irradiação
43 fluidoterapia-irradiação43 fluidoterapia-irradiação
43 fluidoterapia-irradiação
 
Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade Estudo Sistematizado da Mediunidade
Estudo Sistematizado da Mediunidade
 
Prática mediúnica - perispírito
Prática mediúnica - perispíritoPrática mediúnica - perispírito
Prática mediúnica - perispírito
 

Mehr von Bruno Bartholomei

Narrações do infinito (camille flammarion)
Narrações do infinito (camille flammarion)Narrações do infinito (camille flammarion)
Narrações do infinito (camille flammarion)Bruno Bartholomei
 
Narrações do infinito (camille flammarion)
Narrações do infinito (camille flammarion)Narrações do infinito (camille flammarion)
Narrações do infinito (camille flammarion)Bruno Bartholomei
 
O espiritismo e a política para a nova sociedade (aylton paiva)
O espiritismo e a política para a nova sociedade (aylton paiva)O espiritismo e a política para a nova sociedade (aylton paiva)
O espiritismo e a política para a nova sociedade (aylton paiva)Bruno Bartholomei
 
Desobsessão (psicografia chico xavier e waldo vieira espírito andré luiz)
Desobsessão  (psicografia chico xavier e waldo vieira   espírito andré luiz)Desobsessão  (psicografia chico xavier e waldo vieira   espírito andré luiz)
Desobsessão (psicografia chico xavier e waldo vieira espírito andré luiz)Bruno Bartholomei
 
O que dizem os espíritos sobre o aborto (juvanir borges de souza e feb)
O que dizem os espíritos sobre o aborto (juvanir borges de souza e feb)O que dizem os espíritos sobre o aborto (juvanir borges de souza e feb)
O que dizem os espíritos sobre o aborto (juvanir borges de souza e feb)Bruno Bartholomei
 
Música um despertar para a felicidade (useerj)
Música   um despertar para a felicidade (useerj)Música   um despertar para a felicidade (useerj)
Música um despertar para a felicidade (useerj)Bruno Bartholomei
 
A caminho da luz (psicografia chico xavier espírito emmanuel)
A caminho da luz (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)A caminho da luz (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)
A caminho da luz (psicografia chico xavier espírito emmanuel)Bruno Bartholomei
 
Morte, renascimento, evolução uma biologia transcendental (hernani guimarãe...
Morte, renascimento, evolução   uma biologia transcendental (hernani guimarãe...Morte, renascimento, evolução   uma biologia transcendental (hernani guimarãe...
Morte, renascimento, evolução uma biologia transcendental (hernani guimarãe...Bruno Bartholomei
 
Cristo (autoria desconhecida)
Cristo (autoria desconhecida)Cristo (autoria desconhecida)
Cristo (autoria desconhecida)Bruno Bartholomei
 
Frases de augusto cury (augusto jorge cury)
Frases de augusto cury (augusto jorge cury)Frases de augusto cury (augusto jorge cury)
Frases de augusto cury (augusto jorge cury)Bruno Bartholomei
 
Revista planeta julho 1973 - chico xavier o homem futuro
Revista planeta   julho 1973 - chico xavier o homem futuroRevista planeta   julho 1973 - chico xavier o homem futuro
Revista planeta julho 1973 - chico xavier o homem futuroBruno Bartholomei
 
Brasil coração do mundo, pátria do evangelho (psicografia chico xavier espí...
Brasil coração do mundo, pátria do evangelho (psicografia chico xavier   espí...Brasil coração do mundo, pátria do evangelho (psicografia chico xavier   espí...
Brasil coração do mundo, pátria do evangelho (psicografia chico xavier espí...Bruno Bartholomei
 
De turbilhão a anjo a epopeia evolutiva (psicografia joão cândido - espírit...
De turbilhão a anjo   a epopeia evolutiva (psicografia joão cândido - espírit...De turbilhão a anjo   a epopeia evolutiva (psicografia joão cândido - espírit...
De turbilhão a anjo a epopeia evolutiva (psicografia joão cândido - espírit...Bruno Bartholomei
 
Saúde integral os chacras e a bioenergia (victor rebelo)
Saúde integral   os chacras e a bioenergia (victor rebelo)Saúde integral   os chacras e a bioenergia (victor rebelo)
Saúde integral os chacras e a bioenergia (victor rebelo)Bruno Bartholomei
 
Horizontes da mente (psicografia joão nunes maia espírito miramez)
Horizontes da mente (psicografia joão nunes maia   espírito miramez)Horizontes da mente (psicografia joão nunes maia   espírito miramez)
Horizontes da mente (psicografia joão nunes maia espírito miramez)Bruno Bartholomei
 
Exilados por amor (psicografia sandra carneiro espírito lucius)
Exilados por amor (psicografia sandra carneiro   espírito lucius)Exilados por amor (psicografia sandra carneiro   espírito lucius)
Exilados por amor (psicografia sandra carneiro espírito lucius)Bruno Bartholomei
 
Paulo e estevão (psicografia chico xavier espírito emmanuel)
Paulo e estevão (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)Paulo e estevão (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)
Paulo e estevão (psicografia chico xavier espírito emmanuel)Bruno Bartholomei
 
Teoria corpuscular do espírito (hernani guimarães andrade)
Teoria corpuscular do espírito (hernani guimarães andrade)Teoria corpuscular do espírito (hernani guimarães andrade)
Teoria corpuscular do espírito (hernani guimarães andrade)Bruno Bartholomei
 
Energia programada a mecânica do perispírito (josé m. b. amorim)
Energia programada   a mecânica do perispírito (josé m. b. amorim)Energia programada   a mecânica do perispírito (josé m. b. amorim)
Energia programada a mecânica do perispírito (josé m. b. amorim)Bruno Bartholomei
 
Animismo e espiritismo (alexandre aksakof)
Animismo e espiritismo (alexandre aksakof)Animismo e espiritismo (alexandre aksakof)
Animismo e espiritismo (alexandre aksakof)Bruno Bartholomei
 

Mehr von Bruno Bartholomei (20)

Narrações do infinito (camille flammarion)
Narrações do infinito (camille flammarion)Narrações do infinito (camille flammarion)
Narrações do infinito (camille flammarion)
 
Narrações do infinito (camille flammarion)
Narrações do infinito (camille flammarion)Narrações do infinito (camille flammarion)
Narrações do infinito (camille flammarion)
 
O espiritismo e a política para a nova sociedade (aylton paiva)
O espiritismo e a política para a nova sociedade (aylton paiva)O espiritismo e a política para a nova sociedade (aylton paiva)
O espiritismo e a política para a nova sociedade (aylton paiva)
 
Desobsessão (psicografia chico xavier e waldo vieira espírito andré luiz)
Desobsessão  (psicografia chico xavier e waldo vieira   espírito andré luiz)Desobsessão  (psicografia chico xavier e waldo vieira   espírito andré luiz)
Desobsessão (psicografia chico xavier e waldo vieira espírito andré luiz)
 
O que dizem os espíritos sobre o aborto (juvanir borges de souza e feb)
O que dizem os espíritos sobre o aborto (juvanir borges de souza e feb)O que dizem os espíritos sobre o aborto (juvanir borges de souza e feb)
O que dizem os espíritos sobre o aborto (juvanir borges de souza e feb)
 
Música um despertar para a felicidade (useerj)
Música   um despertar para a felicidade (useerj)Música   um despertar para a felicidade (useerj)
Música um despertar para a felicidade (useerj)
 
A caminho da luz (psicografia chico xavier espírito emmanuel)
A caminho da luz (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)A caminho da luz (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)
A caminho da luz (psicografia chico xavier espírito emmanuel)
 
Morte, renascimento, evolução uma biologia transcendental (hernani guimarãe...
Morte, renascimento, evolução   uma biologia transcendental (hernani guimarãe...Morte, renascimento, evolução   uma biologia transcendental (hernani guimarãe...
Morte, renascimento, evolução uma biologia transcendental (hernani guimarãe...
 
Cristo (autoria desconhecida)
Cristo (autoria desconhecida)Cristo (autoria desconhecida)
Cristo (autoria desconhecida)
 
Frases de augusto cury (augusto jorge cury)
Frases de augusto cury (augusto jorge cury)Frases de augusto cury (augusto jorge cury)
Frases de augusto cury (augusto jorge cury)
 
Revista planeta julho 1973 - chico xavier o homem futuro
Revista planeta   julho 1973 - chico xavier o homem futuroRevista planeta   julho 1973 - chico xavier o homem futuro
Revista planeta julho 1973 - chico xavier o homem futuro
 
Brasil coração do mundo, pátria do evangelho (psicografia chico xavier espí...
Brasil coração do mundo, pátria do evangelho (psicografia chico xavier   espí...Brasil coração do mundo, pátria do evangelho (psicografia chico xavier   espí...
Brasil coração do mundo, pátria do evangelho (psicografia chico xavier espí...
 
De turbilhão a anjo a epopeia evolutiva (psicografia joão cândido - espírit...
De turbilhão a anjo   a epopeia evolutiva (psicografia joão cândido - espírit...De turbilhão a anjo   a epopeia evolutiva (psicografia joão cândido - espírit...
De turbilhão a anjo a epopeia evolutiva (psicografia joão cândido - espírit...
 
Saúde integral os chacras e a bioenergia (victor rebelo)
Saúde integral   os chacras e a bioenergia (victor rebelo)Saúde integral   os chacras e a bioenergia (victor rebelo)
Saúde integral os chacras e a bioenergia (victor rebelo)
 
Horizontes da mente (psicografia joão nunes maia espírito miramez)
Horizontes da mente (psicografia joão nunes maia   espírito miramez)Horizontes da mente (psicografia joão nunes maia   espírito miramez)
Horizontes da mente (psicografia joão nunes maia espírito miramez)
 
Exilados por amor (psicografia sandra carneiro espírito lucius)
Exilados por amor (psicografia sandra carneiro   espírito lucius)Exilados por amor (psicografia sandra carneiro   espírito lucius)
Exilados por amor (psicografia sandra carneiro espírito lucius)
 
Paulo e estevão (psicografia chico xavier espírito emmanuel)
Paulo e estevão (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)Paulo e estevão (psicografia chico xavier   espírito emmanuel)
Paulo e estevão (psicografia chico xavier espírito emmanuel)
 
Teoria corpuscular do espírito (hernani guimarães andrade)
Teoria corpuscular do espírito (hernani guimarães andrade)Teoria corpuscular do espírito (hernani guimarães andrade)
Teoria corpuscular do espírito (hernani guimarães andrade)
 
Energia programada a mecânica do perispírito (josé m. b. amorim)
Energia programada   a mecânica do perispírito (josé m. b. amorim)Energia programada   a mecânica do perispírito (josé m. b. amorim)
Energia programada a mecânica do perispírito (josé m. b. amorim)
 
Animismo e espiritismo (alexandre aksakof)
Animismo e espiritismo (alexandre aksakof)Animismo e espiritismo (alexandre aksakof)
Animismo e espiritismo (alexandre aksakof)
 

Kürzlich hochgeladen

O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxGestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxSebastioFerreira34
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...silvana30986
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxCelso Napoleon
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequeseanamdp2004
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptx
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptxA CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptx
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptxPIB Penha
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............Nelson Pereira
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadofreivalentimpesente
 
10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José OperárioNilson Almeida
 
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de Deus
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de DeusAULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de Deus
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de DeusFilipeDuartedeBem
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 

Kürzlich hochgeladen (15)

O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxGestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptx
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptxA CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptx
A CHEGADA DO EVANGELHO À EUROPA - ATOS 16 e 17.pptx
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significado
 
10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário
 
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de Deus
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de DeusAULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de Deus
AULA 08-06-2022.pptx - provas da existência de Deus
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 

Estados de consciência e mecanismos da mediunidade

  • 1. INSPIRAÇÃO INTUIÇÃO TELEPATIA 1. ESTADO DO MÉDIUM NO FENÔMENO MEDIÚNICO 134
  • 2. No momento que exerce a faculdade o médium pode permanecer no estado normal ou ficar num estado mais ou menos acentuado de crise. Conforme o tipo de faculdade que possui, permanece com as percepções normais ou seu estado de percepção pode se tornar muito mais sensível. Quando no estado normal é inspirativo ou intuitivo, quando no estado de crise adquire a forma de sonambulismo ou de êxtase. Na inspiração e na intuição - Recebem o pensamento do Espírito e posteriormente com seu modo característico transmitem a mensagem. O sonambulismo natural é um estado de independência do Espírito em que suas faculdades adquirem maior amplitude. A alma tem percepções que no estado normal se acham embotadas. O Estado de êxtase é um sonambulismo mais apurado. A alma do extático ainda é mais independente. Nos estados de sonambulismo e de êxtase, a própria alma do médium pode comunicar-se, constituindo isto o fenômeno chamado animismo. CARACTERÍSTICAS ESTADO FREQUÊNCIA DE ONDAS CEREBRAIS FÍSICAS MENTAIS BETA 14 – 28 Ciclos/Segundo Tensão Hiperatividade Agitação Alto metabolismo Vigília Excitação Inquietude pensamento irrequieto Inspiração ALFA 08 – 14 Ciclos/Segundo Consciência passiva relaxamento profundo Meio dormindo Meio acordado Estado de criação Estado de calma Alerta Serenidade Pré-sonolência Tranquilidade Estado de Consciência Criatividade Intuição TETA 04 – 08 Ciclos/Segundo Sem percepção Semi-Inconsciência Estado Noúrico Sonolência Semi-Inconsciência Meditação profunda Sonambulismo DELTA 0 – 04 Ciclos/Segundo Sono profundo Inconsciência Sono profundo Concentração profunda União à consciência cósmica Êxtase 2. INSPIRAÇÃO Na inspiração a intervenção espiritual é bem menos perceptível, mais discreta; é um modo de o homem receber ajuda aparente do plano superior. São apenas idéias ou sugestões mentais desprovidas de sentimentos. 3. INTUIÇÃO A intuição é semelhante à anterior, porém, a intervenção espiritual é bem mais acentuada; O espírito comunicante transmite suas idéias ou sugestões mentais carregadas de sentimentos ao encarnado que, entendendo-as, interpreta-as e as enuncia com suas próprias palavras. 4. TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO Tanto na inspiração como na intuição o que ocorre é a transmissão do pensamento, portanto, se efetuam pelo processo de comunicação telepática. 5. TELEPATIA E MEDIUNIDADE 135
  • 3. ULTRAPASSA SEU ENTENDIMENTO Na telepatia processada exclusivamente entre os encarnados, uma vontade ativa transmite os seus pensamentos a outra vontade deliberadamente passiva recebe os pensamentos emitidos, o que constitui num processo de transmissão mental diretamente de encarnado para encarnado. Mas, no caso da inspiração e da intuição telepática, além de o médium deixar-se ïnspirar” por outro espírito desencarnado, ele também assenhoreia-se dos seus problemas venturosos ou aflitivos, assim como, às vezes, recepciona mensagem espiritual educativa que ultrapassa o seu entendimento ou concepção comum que tem da vida. AJUSTE ESPIRITUAL Na telepatia entre os encarnados, um cérebro ativo envia ondas concêntricas que são captadas por outro cérebro receptor passivo, porque ambos sintonizam-se à mesma faixa vibratória de transmissão mental. Na inspiração e principalmente na intuição telepática efetua-se pelo “ajuste perispiritual” entre o espírito do médium e o desencarnado, em que o primeiro recebe diretamente a mensagem que deve transferir para o mundo material. FATOS SUBORDINADOS AO MUNDO ESPIRITUAL No caso de pura telepatia entre os encarnados, o fenômeno é subordinado exclusivamente aos acontecimentos do mundo físico, enquanto que, no intercâmbio telepático inspirativo e intuitivo com os espíritos desencarnados, os médiuns captam notícias inéditas do Além, fazem previsões acertadas e muitas vezes expõem assuntos que, além de transcender aos seus próprios conhecimentos, ainda ultrapassam a concepção habitual dos frequentadores das sessões espíritas. 6. MECANISMOS DAS INSPIRAÇÕES Na inspiração o médium não se afasta do corpo, precisa apenas sintonizar-se mentalmente com o espírito para receber telepaticamente a influência e transmiti-lá, sem se afastar do corpo, é totalmente consciente. Na inspiração, ocorre a assimilação de correntes mentais que o espírito envia ao encarnado, ou seja, são apenas idéias ou sugestões mentais desprovidas de sentimentos. É simplesmente uma influência telepática com plena consciência do médium, nada provando a origem mediúnica, mas reconhece-se que é uma influência estranha quando o assunto tratado está fora das cogitações do médium ou mesmo contrária seus pontos de vista. 7. MECANISMOS DAS INTUIÇÕES Na intuição o médium também não se afasta do corpo, mas tem de sintonizar-se mentalmente e harmonizar-se vibratóriamente com o espírito para receber telepaticamente a influência estranha e posteriormente transmiti-lá. Duas pessoas sintonizadas mentalmente estarão, evidentemente, com as mentes perfeitamentes entrosadas e havendo entre elas harmonia vibratória se estabelecerá entre elas uma ponte magnética vinculando-as, imantando-as profundamente. Os pensamentos e as sensações diferentes que o médium sente, deve-se ao jato de força mental e força vibratória que o espírito lança sobre o sistema nervoso do encarnado, ou seja, as idéias ou sugestões mentais vem carregadas de sentimentos, sensações, etc. médium recebe as idéias, interpreta-as e dá-lhes forma com suas próprias palavras. Não raro o comunicante imprime maior vigor à ação telepática pondo a mão no cérebro material, caracterizando aí a chamada mediunidade intuitiva. 8. MECANISMO DA INCORPORAÇÃO CONSCIENTE As incorporações caracterizam-se pelo fato de o espírito do médium afastar-se do corpo (ao qual fica unido por um cordão fluídico) e entrar num estado de sonolência dito transe. INSPIRAÇÃO 136 Na inspiração, ocorre a assimilação de correntes mentais que o espírito envia ao encarnado, ou seja, são apenas idéias ou sugestões mentais desprovidas de sentimentos.
  • 4. INTUIÇÃO HARMONIZAÇÃO MENTAL E VIBRATÓRIA Na intuição o médium tem de sintonizar-se mentalmente e harmonizar-se vibratóriamente com o espírito para receber telepaticamente a influência estranha e posteriormente transmiti-lá. Os pensamentos e as sensações diferentes que o médium sente, deve-se ao jato de força mental e força vibratória que o espírito lança sobre o sistema nervoso do encarnado, ou seja, as idéias ou sugestões mentais vem carregadas de sentimentos, sensações, etc. O comunicante imprime maior vigor à ação telepática pondo a mão no cérebro material, caracterizando aí a chamada mediunidade intuitiva. ASSIMILAÇÃO DE CORRENTES MENTAIS O jacto de forças mentais do Instrutor Espiritual atua sobre a organização psíquica do médium, apoiando- se no plexo solar, se transformando em luminoso estímulo, que se estende pelos nervos, elevando-se ao sistema neuro-cerebrino, onde, do qual se derrama pela boca, em forma de palavras. Frequentemente, a aproximação do benfeitor espiritual é sentida como doce excitação que produz um agradável calafrio, acompanhado de eriçamento da pele, isto deve-se ao jato de força mental daquele que lança sobre o sistema nervoso do encarnado. 9. ASSIMILAÇÃO DE CORRENTES MENTAIS CORRENTES ELETROMAGNÉTICAS (NDM - Pág. 47) Os veículos físicos apareciam quais se fossem correntes electromagnéticas em elevada tensão. O Sistema nervoso, os núcleos glandulares e os plexos emitiam luminescência particular. E justapondo-se ao cérebro, a mente surgia como esfera de luz característica, oferecendo em cada companheiro determinado potencial de radiação. CORPO FÍSICO - MANIFESTAÇÃO TRANSITÓRIA DA ALMA Em qualquer estudo mediúnico, não podemos esquecer que a individualidade espiritual, na carne, mora na cidadela atômica do corpo, formado por recursos tomados de empréstimo ao ambiente do mundo. Sangue, encéfalo, nervos, ossos, pele e músculos representam materiais que se aglutinam entre si para a manifestação transitória da alma, na Terra, constituindo-lhe vestimenta temporária, segundo as condições em que a mente se acha. AMORTECIMENTO VIBRATÓRIO DO INSTRUTOR ESPIRITUAL O Instrutor espiritual pousou a destra na fronte do médium que comandava a assembléia, tornando-se mais humanizado, obscuro (com menos luz). O instrutor espiritual graduou o pensamento e a expressão, de acordo com a capacidade do médium e do ambiente que o cerca, ajustando-se-lhes às possibilidades. 137
  • 5. O benfeitor espiritual tornou-se mais pesado porque amorteceu o elevado tom vibratório em que respira habitualmente, descendo à posição do médium, tanto quanto lhe é possível, para benefício do trabalho que se inicia. Os Espíritos cujas vibrações se processam aceleradamente , devido à sua evolução, graduam o pensamento e densificam o perispírito quando desejam transmitir as comunicações, inspirar dirigentes mediúnicos ou expositores. - Para reduzir seu padrão vibratório, o Espírito superior impregna-se de matéria sutil colhida no próprio ambiente; - Para elevar o tom vibratório do médium o Espírito Superior encontrará na concentração ou transe, daquele, os meios de ativar-lhes as vibrações; O MENTOR ESPIRITUAL AGE NO CÉREBRO DO MÉDIUM A cabeça venerável do instrutor Espiritual passou a emitir raios fulgurantes, ao mesmo tempo que o cérebro do médium, sob os dedos do benfeitor, se sublimava de luminosidade intensa, embora diversa. O mentor desencarnado levantou a voz comovente, suplicando a Benção Divina. O médium transmitiu igualmente em alta voz, imprimindo diminutas variações. Fios de luz brilhante ligavam os componentes da mesa, dando-lhes a perceber que a prece os reunia mais fortemente entre si. MECANISMO DA AÇÃO ESPIRITUAL SOBRE O MÉDIUM Terminada a oração, acerquei-me do médium. Desejava investigar mais a fundo as suas impressões físicas e observei-lhe, então, todo o busto, inclusive braços e mãos, sob vigorosa onda de força, a arrepiar-lhe a pele, num fenômeno de doce excitação, como que “agradável calafrio”. Essa onda de força descansava sobre o plexo solar, onde se transformava em luminoso estímulo, que se estendia pelos nervos até o cérebro, do qual se derramava pela boca, em forma de palavras. O jacto de forças mentais do Instrutor Espiritual atuou sobre a organização psíquica do médium, apoiando-se no plexo solar, elevou-se ao sistema neuro-cerebrino. Como a energia elétrica da usina emissora que, atingindo a lâmpada, se espalha no filamento incandescente, produzindo o fenômeno da luz. FENÔMENO DE ASSIMILAÇÃO MENTAL (NDM – pág. 49) Vimos aqui o fenômeno da perfeita assimilação de correntes mentais que preside habitualmente a quase todos os fatos mediúnicos. Essas impressões apóiam-se nos centros do corpo espiritual, que funcionam à maneira de condensadores, atingem, de imediato, os cabos do sistema nervoso, a desempenharem o papel de preciosas bobinas de indução, acumulando-se aí num átimo e reconstituindo-se, automaticamente, no cérebro. Semelhante a milagroso teclado de eletroímãs, ligados uns aos outros e em cujos fulcros dinâmicos se processam as ações e as reações mentais, que determinam vibrações criativas, através do pensamento ou da palavra, considerando-se o encéfalo como poderosa estação emissora e receptora e a boca por valioso alto-falante. Tais estímulos se expressam ainda pelo mecanismo das mãos e dos pés ou pelas impressões dos sentidos e dos condutores, transformadores e analistas, sob o comando direto da mente. TODO MÉDIUM SINTONIZA-SE COM ESPÍRITOS AFINS (NDM - Pág. 51) A mediunidade é um dom inerente a todos os seres, como a faculdade de respirar, e cada criatura assimila as forças superiores ou inferiores com as quais sintoniza. Por isso mesmo o Divino Mestre recomendou-nos oração e vigilância para não cairmos nas sugestões do mal, porque a tentação é o fio de forças vivas a irradiar-se de nós, captando os elementos que lhe são semelhantes e tecendo, assim ao redor de nossa alma, espessa rede de impulsos, por vezes irresistíveis. SINTONIA VIBRATÓRIA (Livro Estudando a Mediunidade - Pág. 27) Sintonia significa, em definição mais ampla, entendimento, harmonia compreensão, ressonância ou equivalência. Sintonia é, portanto, um fenômeno de harmonia psíquica, funcionando, naturalmente à base de vibrações. Duas pessoas sintonizadas estarão, evidentemente, com as mentes perfeitamentes entrosadas, havendo entre elas, uma ponte magnética a vinculá-las, imantando-as profundamente. Estarão respirando na mesma faixa, intimamente associadas. 138
  • 6. 139