SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 18
COMO APROVEITAR A TECNOLOGIA DA INTERNET NA PRÁTICA EDUCATIVA
Alunas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O mundo passou por diversas transformações tecnológicas que surgiram para facilitar a vida das pessoas. E por que não utilizá-las também a favor da aprendizagem?  É inconcebível que nos dias de hoje ainda existam resistências entre os docentes, que por medo de interagirem nesse mundo virtual, deixam de aproveitar o potencial  que a internet pode oferecer.
Hoje é possível fazer uma faculdade sem sair de casa, pois a tecnologia da informação,  representada pela internet, possibilita que a  pessoa tenha a sala de aula em sua casa. E o docente precisa ir além em sua prática, buscando inovações para  favorecer o avanço de sua turma na aprendizagem dos conteúdos. Mas em se tratando de internet é preciso um certo cuidado, sendo necessário  precauções para lidar com essa ferramenta que pode representar um perigo, quando não é bem utilizada.
Algumas dicas merecem atenção, tais como: • evitar compartilhar senhas pessoais com outras pessoas; • evitar passar dados pessoais para pessoas estranhas em sites de relacionamentos; • não se apropriar de uma produção intelectual apresentando-a como sua;  • ter responsabilidade e ética, não propagando informações que desrespeite o próximo; • não invadir a privacidade alheia; • não divulgar qualquer tipo de preconceito.
Algumas ferramentas da  internet podem auxiliar muito na  aprendizagem e devem ser exploradas também durante a formação docente, para que o futuro professor possa lançar mão em sua prática e não se distancie do que o mundo requer nos dias de hoje, que são pessoas ágeis que saibam interagir com as tecnologias.
Vamos ver como como o blog e o twitter  podem ser muito úteis no  desenvolvimento dos alunos, já que são muito usados por eles nos dias de hoje, para se relacionarem com outras pessoas.
Os blogs normalmente são ferramentas fáceis de acessar, e é possível criar um para a turma toda. O professor pode usar o blog como uma extensão de sua sala de aula, seja ela  virtual ou presencial, postando textos sobre os  assuntos tratados nas aulas, pedindo para os alunos acessarem e postarem uma opinião a respeito. No blog todos podem interagir, trocando ideias,  escrevendo suas opiniões.
E isso tudo contribui para o desenvolvimento do senso  crítico, já que para falar sobre algo é preciso refletir e  pensar sobre o assunto. Nesse ambiente produtivo o professor pode divulgar e acompanhar projetos que estejam sendo trabalhados com seus alunos, para que todos possam ver o resultado de suas produções, pode também colocar links de acesso a sites, postar fotos, ilustrações, reportagens, realizar debates, enfim o que desejar para enriquecer o blog, com a finalidade de uma aprendizagem mais significativa, onde a criatividade é ilimitada.
O twitter é uma mistura de blog com rede social, onde é permitido a utilização de somente 140  caracteres. Mas mesmo com tal restrição é possível fazer um ótimo trabalho com os alunos e uma ideia é o trabalho com microcontos. É possível  escrever um conto reduzido (com apenas 10% da história) e sem abreviações, ou seja fazer uma  síntese da história e até de reescrita de  reportagens, além de ter também um canal de  comunicação com os alunos.
Em uma matéria da revista Nova Escola,  intitulada de “A hora de escrever textos  curtos no twitter” da seção Sala de Aula, Língua Portuguesa, na página 77, podemos ver os seguintes microcontos feitos por  alunos do 7º ano do Colégio Hugo Sarmento, em São Paulo:
“ Enquanto andava pelo parque, ele levava uma rosa para sua amada. Temia a rejeição, que logo o feriu. Ele nunca mais amou.”   “Ela abriu a porta do armário. Foi pegar um casaco. Caiu uma caixinha azul. Ao abrir, um anel. Guardou de volta. Iria esperar o jantar.”
Esses são apenas alguns exemplos de  criações feitas por alunos que podem ser  realizadas no twitter. Mas as possibilidades não acabam por aí. O docente deve explorar a  capacidade inventiva de seus alunos, para que eles participem dessas atividades e adquiram autonomia. Vale ressaltar que é necessário que  hajam trocas entre os alunos e deles com o  professor. Principalmente nos cursos on-lines.
Não se pode achar que a tecnologia vai substituir o  papel do professor, e sim ser uma ferramenta aliada da aprendizagem. Existem inúmeras ferramentas na  internet que podem servir como um estímulo a mais na hora de aprender, como sites de pesquisa, onde o aluno pode fazer uma pesquisa e aprender a refinar a mesma; e-mails, onde pode trocar ideias com o professor ou tirar dúvidas; softwares livres como o geogebra, que permite aprender geometria de maneira mais criativa e prazerosa; e ainda sites de relacionamentos como MSN, orkuts, facebooks, entre outros, que podem ser explorados.
Basta ter criatividade e ser um pesquisador, que o professor encontrará diversas  maneiras de tornar a sua aula mais eficaz e divertida, além é claro de proporcionar um aprendizado e não uma simples memorização de conteúdo. E isso vale  também no ensino on-line, onde o professor deve encontrar caminhos para que os alunos possam  interagir com ele e entre eles.
No Brasil tem crescido muito nos últimos anos a modalidade de ensino a distância, o que permite o uso de uma infinidade de  ferramentas, tais como fóruns, salas de  tutorias, e-mails, salas de conferências,  entre outras que podem servir como um item a mais na interação.
O professor do mundo de hoje não pode fingir que nada está acontecendo, e achar que a  tecnologia está longe dele, pois os alunos estão conectados com tudo o que surge de novo, ou seja se numa aula o professor fica só no  “ditar – falar” os alunos irão preferir acessar a  internet para encontrar aquele assunto com muito mais informação e em vários formatos. É preciso que se formem profissionais abertos a receber  essas novidades tecnológicas, para que não haja a subutilização das mesmas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A hora de escrever textos curtos no twitter .MONROE, Camila. Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXVI. Nº 242. Maio 2011. Páginas 76 a 78. Blog Educativo , disponível em  http://www.osvaldomorais.com/index. php / Ferramentas-Midiaticas /blog-educativo.html , acesso em 16/ 09/2011. A conexão que faz a diferença mesmo , disponível em  http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/conexao-faz-diferenca-mesmo-423635.shtml , aceso em 16/09/2011 Um guia sobre uso de tecnologias em sala de aula , disponível em  http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml , acesso em 16/09/2011. Blog: diário (de aprendizagem) na rede,  disponível em  http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml , acesso em 17/09/2011. Sete respostas sobre o software Geogebra,  disponível em  http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/sete-respostas-software-geogebra-639050.shtml , acesso em 17/09/2011.

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

Computador só na idade certa
Computador só na idade certaComputador só na idade certa
Computador só na idade certaSuelen Dias
 
Atividade3joaocarloscostaoliveira
Atividade3joaocarloscostaoliveiraAtividade3joaocarloscostaoliveira
Atividade3joaocarloscostaoliveirajoaocarlosn
 
Casos de sucesso no uso das ferramentas da web 2
Casos de sucesso no uso das ferramentas da web 2Casos de sucesso no uso das ferramentas da web 2
Casos de sucesso no uso das ferramentas da web 2eveelang
 
Realidade esc beirario
Realidade esc beirarioRealidade esc beirario
Realidade esc beirarioIldeny
 
Memorial reflexivo ii selma
Memorial reflexivo ii selmaMemorial reflexivo ii selma
Memorial reflexivo ii selmasnsxx7
 
Webquest - O Computador na Educação
Webquest - O Computador na EducaçãoWebquest - O Computador na Educação
Webquest - O Computador na Educaçãojadnadinha
 
Tic Na Educ Blog
Tic Na Educ BlogTic Na Educ Blog
Tic Na Educ BlogPercilia
 
Tic Na Educ Blog
Tic Na Educ BlogTic Na Educ Blog
Tic Na Educ BlogPercilia
 
5 Domínio de formação - Partilha de conteúdos (de 7 a 13 de maio)
5 Domínio de formação - Partilha de conteúdos (de 7 a 13 de maio) 5 Domínio de formação - Partilha de conteúdos (de 7 a 13 de maio)
5 Domínio de formação - Partilha de conteúdos (de 7 a 13 de maio) Almerindo de Pinho
 

Was ist angesagt? (19)

Trabalho 2
Trabalho 2Trabalho 2
Trabalho 2
 
Aprendizagem invertida: Uma abordagem colaborativa para ensinar e aprender
Aprendizagem invertida: Uma abordagem colaborativa para ensinar e aprenderAprendizagem invertida: Uma abordagem colaborativa para ensinar e aprender
Aprendizagem invertida: Uma abordagem colaborativa para ensinar e aprender
 
Metodologias e recursos para integrar tecnologias digitais nas práticas educa...
Metodologias e recursos para integrar tecnologias digitais nas práticas educa...Metodologias e recursos para integrar tecnologias digitais nas práticas educa...
Metodologias e recursos para integrar tecnologias digitais nas práticas educa...
 
Oficina de formação
Oficina de formaçãoOficina de formação
Oficina de formação
 
Computador só na idade certa
Computador só na idade certaComputador só na idade certa
Computador só na idade certa
 
Tecnófobo
TecnófoboTecnófobo
Tecnófobo
 
Informatica na Educaçao
Informatica na EducaçaoInformatica na Educaçao
Informatica na Educaçao
 
Atividade3joaocarloscostaoliveira
Atividade3joaocarloscostaoliveiraAtividade3joaocarloscostaoliveira
Atividade3joaocarloscostaoliveira
 
Casos de sucesso no uso das ferramentas da web 2
Casos de sucesso no uso das ferramentas da web 2Casos de sucesso no uso das ferramentas da web 2
Casos de sucesso no uso das ferramentas da web 2
 
Realidade esc beirario
Realidade esc beirarioRealidade esc beirario
Realidade esc beirario
 
Atividade 11
Atividade 11Atividade 11
Atividade 11
 
Memorial reflexivo ii selma
Memorial reflexivo ii selmaMemorial reflexivo ii selma
Memorial reflexivo ii selma
 
Curso
CursoCurso
Curso
 
Webquest - O Computador na Educação
Webquest - O Computador na EducaçãoWebquest - O Computador na Educação
Webquest - O Computador na Educação
 
Tic Na Educ Blog
Tic Na Educ BlogTic Na Educ Blog
Tic Na Educ Blog
 
Tic Na Educ Blog
Tic Na Educ BlogTic Na Educ Blog
Tic Na Educ Blog
 
5 Domínio de formação - Partilha de conteúdos (de 7 a 13 de maio)
5 Domínio de formação - Partilha de conteúdos (de 7 a 13 de maio) 5 Domínio de formação - Partilha de conteúdos (de 7 a 13 de maio)
5 Domínio de formação - Partilha de conteúdos (de 7 a 13 de maio)
 
Informatica nas emeis
Informatica nas emeisInformatica nas emeis
Informatica nas emeis
 
Texto reflexivo
Texto reflexivoTexto reflexivo
Texto reflexivo
 

Andere mochten auch

Cv mr versão reduzida
Cv mr   versão reduzidaCv mr   versão reduzida
Cv mr versão reduzidamr51
 
Freguesia dos Foros de Salvaterra
Freguesia dos Foros de SalvaterraFreguesia dos Foros de Salvaterra
Freguesia dos Foros de SalvaterraNuno Antão
 
Presentación de Walnuters en PechaKuchá Málaga (02-10-2012)
Presentación de Walnuters en PechaKuchá Málaga (02-10-2012)Presentación de Walnuters en PechaKuchá Málaga (02-10-2012)
Presentación de Walnuters en PechaKuchá Málaga (02-10-2012)Factoría Walnuters
 
La importancia de la creatividad y el arte en la primera infancia
La importancia de la creatividad y el arte en la primera infanciaLa importancia de la creatividad y el arte en la primera infancia
La importancia de la creatividad y el arte en la primera infanciaAgustina López Moreno
 

Andere mochten auch (12)

Cv mr versão reduzida
Cv mr   versão reduzidaCv mr   versão reduzida
Cv mr versão reduzida
 
Bondia Lleida 14092012
Bondia Lleida 14092012Bondia Lleida 14092012
Bondia Lleida 14092012
 
Bondia Lleida 18092012
Bondia Lleida 18092012Bondia Lleida 18092012
Bondia Lleida 18092012
 
Freguesia dos Foros de Salvaterra
Freguesia dos Foros de SalvaterraFreguesia dos Foros de Salvaterra
Freguesia dos Foros de Salvaterra
 
Presentacion Pintar
Presentacion PintarPresentacion Pintar
Presentacion Pintar
 
Carinho de mamãe
Carinho de mamãeCarinho de mamãe
Carinho de mamãe
 
Aféresis terapéutica en enfermedades cardiovasculares
Aféresis terapéutica en enfermedades cardiovascularesAféresis terapéutica en enfermedades cardiovasculares
Aféresis terapéutica en enfermedades cardiovasculares
 
Presentación de Walnuters en PechaKuchá Málaga (02-10-2012)
Presentación de Walnuters en PechaKuchá Málaga (02-10-2012)Presentación de Walnuters en PechaKuchá Málaga (02-10-2012)
Presentación de Walnuters en PechaKuchá Málaga (02-10-2012)
 
Bondia Lleida 08102012
Bondia Lleida 08102012Bondia Lleida 08102012
Bondia Lleida 08102012
 
Birds'highfashionshow
Birds'highfashionshow  Birds'highfashionshow
Birds'highfashionshow
 
La importancia de la creatividad y el arte en la primera infancia
La importancia de la creatividad y el arte en la primera infanciaLa importancia de la creatividad y el arte en la primera infancia
La importancia de la creatividad y el arte en la primera infancia
 
Relatório final conciliacao2012
Relatório final conciliacao2012Relatório final conciliacao2012
Relatório final conciliacao2012
 

Ähnlich wie Teste cederj

O uso das redes sociais, blogs e tablets na educação.
O uso das redes sociais, blogs e tablets na educação.O uso das redes sociais, blogs e tablets na educação.
O uso das redes sociais, blogs e tablets na educação.Isabel Aguiar
 
Slider IED em Org impress linux
Slider IED em Org impress linuxSlider IED em Org impress linux
Slider IED em Org impress linuxciceros10
 
Comunicação mediada pela tecnologia
Comunicação mediada pela tecnologiaComunicação mediada pela tecnologia
Comunicação mediada pela tecnologiaVanessa Bartoski
 
Introdução a educação digital
Introdução a educação digitalIntrodução a educação digital
Introdução a educação digitalciceros10
 
Gêneros Digitais. A importância do seu uso no contexto escolar.
Gêneros Digitais. A importância  do seu uso no contexto escolar.Gêneros Digitais. A importância  do seu uso no contexto escolar.
Gêneros Digitais. A importância do seu uso no contexto escolar.Seduc MT
 
Redes sociais na educação
 Redes sociais na educação Redes sociais na educação
Redes sociais na educaçãoRaquel Mendes
 
Apresentação do Trabalho Final de Graduação
Apresentação do Trabalho Final de GraduaçãoApresentação do Trabalho Final de Graduação
Apresentação do Trabalho Final de GraduaçãoDarlin Castilhos
 
Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais
Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociaisDiretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais
Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociaisProcoxim
 
São João do Polêsine - Andreia Vedoin Cielo
São João do Polêsine - Andreia Vedoin CieloSão João do Polêsine - Andreia Vedoin Cielo
São João do Polêsine - Andreia Vedoin CieloCursoTICs
 
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...aninhaw2
 
O Uso das Redes Sociais, Blogs e Tablets na Educação
O Uso das Redes Sociais, Blogs e Tablets na EducaçãoO Uso das Redes Sociais, Blogs e Tablets na Educação
O Uso das Redes Sociais, Blogs e Tablets na EducaçãoLuma Gabriella
 
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULAEDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULAFlávia OP Monteiro Silva
 
Tarefa 3 - Comentários aos tutoriais
Tarefa 3 - Comentários aos tutoriaisTarefa 3 - Comentários aos tutoriais
Tarefa 3 - Comentários aos tutoriaismartamedeiros
 
Introdução à educação digital eu fiz
Introdução à educação digital   eu fizIntrodução à educação digital   eu fiz
Introdução à educação digital eu fizClaudinhan2
 
Redes socias orkut, facebook e twiter
Redes socias   orkut, facebook e twiterRedes socias   orkut, facebook e twiter
Redes socias orkut, facebook e twiterFrancisco Carlos
 

Ähnlich wie Teste cederj (20)

Redes sociais
Redes sociaisRedes sociais
Redes sociais
 
O uso das redes sociais, blogs e tablets na educação.
O uso das redes sociais, blogs e tablets na educação.O uso das redes sociais, blogs e tablets na educação.
O uso das redes sociais, blogs e tablets na educação.
 
Slider IED em Org impress linux
Slider IED em Org impress linuxSlider IED em Org impress linux
Slider IED em Org impress linux
 
Comunicação mediada pela tecnologia
Comunicação mediada pela tecnologiaComunicação mediada pela tecnologia
Comunicação mediada pela tecnologia
 
2º série reda cem - 20.31
2º série   reda cem -  20.312º série   reda cem -  20.31
2º série reda cem - 20.31
 
Uso do-blog-na-educação (G5)
Uso do-blog-na-educação (G5)Uso do-blog-na-educação (G5)
Uso do-blog-na-educação (G5)
 
Introdução a educação digital
Introdução a educação digitalIntrodução a educação digital
Introdução a educação digital
 
Tic na educação
Tic na educaçãoTic na educação
Tic na educação
 
Gêneros Digitais. A importância do seu uso no contexto escolar.
Gêneros Digitais. A importância  do seu uso no contexto escolar.Gêneros Digitais. A importância  do seu uso no contexto escolar.
Gêneros Digitais. A importância do seu uso no contexto escolar.
 
Redes sociais na educação
 Redes sociais na educação Redes sociais na educação
Redes sociais na educação
 
Apresentação do Trabalho Final de Graduação
Apresentação do Trabalho Final de GraduaçãoApresentação do Trabalho Final de Graduação
Apresentação do Trabalho Final de Graduação
 
Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais
Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociaisDiretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais
Diretrizes da Escola frente ao uso das mídias sociais
 
São João do Polêsine - Andreia Vedoin Cielo
São João do Polêsine - Andreia Vedoin CieloSão João do Polêsine - Andreia Vedoin Cielo
São João do Polêsine - Andreia Vedoin Cielo
 
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...
A mediação pedagógica no uso da web 2.0 que possibilite a aprendizagem por me...
 
O Uso das Redes Sociais, Blogs e Tablets na Educação
O Uso das Redes Sociais, Blogs e Tablets na EducaçãoO Uso das Redes Sociais, Blogs e Tablets na Educação
O Uso das Redes Sociais, Blogs e Tablets na Educação
 
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULAEDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: O USO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA
 
Tarefa 3 - Comentários aos tutoriais
Tarefa 3 - Comentários aos tutoriaisTarefa 3 - Comentários aos tutoriais
Tarefa 3 - Comentários aos tutoriais
 
Introdução à educação digital eu fiz
Introdução à educação digital   eu fizIntrodução à educação digital   eu fiz
Introdução à educação digital eu fiz
 
Redes socias orkut, facebook e twiter
Redes socias   orkut, facebook e twiterRedes socias   orkut, facebook e twiter
Redes socias orkut, facebook e twiter
 
O uso do blog na sala de aula raphaella marques com links
O uso do blog na sala de aula raphaella marques com linksO uso do blog na sala de aula raphaella marques com links
O uso do blog na sala de aula raphaella marques com links
 

Kürzlich hochgeladen

Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxfabiolalopesmartins1
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 

Teste cederj

  • 1. COMO APROVEITAR A TECNOLOGIA DA INTERNET NA PRÁTICA EDUCATIVA
  • 2.
  • 3. O mundo passou por diversas transformações tecnológicas que surgiram para facilitar a vida das pessoas. E por que não utilizá-las também a favor da aprendizagem? É inconcebível que nos dias de hoje ainda existam resistências entre os docentes, que por medo de interagirem nesse mundo virtual, deixam de aproveitar o potencial que a internet pode oferecer.
  • 4. Hoje é possível fazer uma faculdade sem sair de casa, pois a tecnologia da informação, representada pela internet, possibilita que a pessoa tenha a sala de aula em sua casa. E o docente precisa ir além em sua prática, buscando inovações para favorecer o avanço de sua turma na aprendizagem dos conteúdos. Mas em se tratando de internet é preciso um certo cuidado, sendo necessário precauções para lidar com essa ferramenta que pode representar um perigo, quando não é bem utilizada.
  • 5. Algumas dicas merecem atenção, tais como: • evitar compartilhar senhas pessoais com outras pessoas; • evitar passar dados pessoais para pessoas estranhas em sites de relacionamentos; • não se apropriar de uma produção intelectual apresentando-a como sua; • ter responsabilidade e ética, não propagando informações que desrespeite o próximo; • não invadir a privacidade alheia; • não divulgar qualquer tipo de preconceito.
  • 6. Algumas ferramentas da internet podem auxiliar muito na aprendizagem e devem ser exploradas também durante a formação docente, para que o futuro professor possa lançar mão em sua prática e não se distancie do que o mundo requer nos dias de hoje, que são pessoas ágeis que saibam interagir com as tecnologias.
  • 7. Vamos ver como como o blog e o twitter podem ser muito úteis no desenvolvimento dos alunos, já que são muito usados por eles nos dias de hoje, para se relacionarem com outras pessoas.
  • 8. Os blogs normalmente são ferramentas fáceis de acessar, e é possível criar um para a turma toda. O professor pode usar o blog como uma extensão de sua sala de aula, seja ela virtual ou presencial, postando textos sobre os assuntos tratados nas aulas, pedindo para os alunos acessarem e postarem uma opinião a respeito. No blog todos podem interagir, trocando ideias, escrevendo suas opiniões.
  • 9. E isso tudo contribui para o desenvolvimento do senso crítico, já que para falar sobre algo é preciso refletir e pensar sobre o assunto. Nesse ambiente produtivo o professor pode divulgar e acompanhar projetos que estejam sendo trabalhados com seus alunos, para que todos possam ver o resultado de suas produções, pode também colocar links de acesso a sites, postar fotos, ilustrações, reportagens, realizar debates, enfim o que desejar para enriquecer o blog, com a finalidade de uma aprendizagem mais significativa, onde a criatividade é ilimitada.
  • 10. O twitter é uma mistura de blog com rede social, onde é permitido a utilização de somente 140 caracteres. Mas mesmo com tal restrição é possível fazer um ótimo trabalho com os alunos e uma ideia é o trabalho com microcontos. É possível escrever um conto reduzido (com apenas 10% da história) e sem abreviações, ou seja fazer uma síntese da história e até de reescrita de reportagens, além de ter também um canal de comunicação com os alunos.
  • 11. Em uma matéria da revista Nova Escola, intitulada de “A hora de escrever textos curtos no twitter” da seção Sala de Aula, Língua Portuguesa, na página 77, podemos ver os seguintes microcontos feitos por alunos do 7º ano do Colégio Hugo Sarmento, em São Paulo:
  • 12. “ Enquanto andava pelo parque, ele levava uma rosa para sua amada. Temia a rejeição, que logo o feriu. Ele nunca mais amou.” “Ela abriu a porta do armário. Foi pegar um casaco. Caiu uma caixinha azul. Ao abrir, um anel. Guardou de volta. Iria esperar o jantar.”
  • 13. Esses são apenas alguns exemplos de criações feitas por alunos que podem ser realizadas no twitter. Mas as possibilidades não acabam por aí. O docente deve explorar a capacidade inventiva de seus alunos, para que eles participem dessas atividades e adquiram autonomia. Vale ressaltar que é necessário que hajam trocas entre os alunos e deles com o professor. Principalmente nos cursos on-lines.
  • 14. Não se pode achar que a tecnologia vai substituir o papel do professor, e sim ser uma ferramenta aliada da aprendizagem. Existem inúmeras ferramentas na internet que podem servir como um estímulo a mais na hora de aprender, como sites de pesquisa, onde o aluno pode fazer uma pesquisa e aprender a refinar a mesma; e-mails, onde pode trocar ideias com o professor ou tirar dúvidas; softwares livres como o geogebra, que permite aprender geometria de maneira mais criativa e prazerosa; e ainda sites de relacionamentos como MSN, orkuts, facebooks, entre outros, que podem ser explorados.
  • 15. Basta ter criatividade e ser um pesquisador, que o professor encontrará diversas maneiras de tornar a sua aula mais eficaz e divertida, além é claro de proporcionar um aprendizado e não uma simples memorização de conteúdo. E isso vale também no ensino on-line, onde o professor deve encontrar caminhos para que os alunos possam interagir com ele e entre eles.
  • 16. No Brasil tem crescido muito nos últimos anos a modalidade de ensino a distância, o que permite o uso de uma infinidade de ferramentas, tais como fóruns, salas de tutorias, e-mails, salas de conferências, entre outras que podem servir como um item a mais na interação.
  • 17. O professor do mundo de hoje não pode fingir que nada está acontecendo, e achar que a tecnologia está longe dele, pois os alunos estão conectados com tudo o que surge de novo, ou seja se numa aula o professor fica só no “ditar – falar” os alunos irão preferir acessar a internet para encontrar aquele assunto com muito mais informação e em vários formatos. É preciso que se formem profissionais abertos a receber essas novidades tecnológicas, para que não haja a subutilização das mesmas.
  • 18. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A hora de escrever textos curtos no twitter .MONROE, Camila. Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXVI. Nº 242. Maio 2011. Páginas 76 a 78. Blog Educativo , disponível em http://www.osvaldomorais.com/index. php / Ferramentas-Midiaticas /blog-educativo.html , acesso em 16/ 09/2011. A conexão que faz a diferença mesmo , disponível em http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/conexao-faz-diferenca-mesmo-423635.shtml , aceso em 16/09/2011 Um guia sobre uso de tecnologias em sala de aula , disponível em http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml , acesso em 16/09/2011. Blog: diário (de aprendizagem) na rede, disponível em http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml , acesso em 17/09/2011. Sete respostas sobre o software Geogebra, disponível em http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/sete-respostas-software-geogebra-639050.shtml , acesso em 17/09/2011.