SlideShare ist ein Scribd-Unternehmen logo
1 von 24
CICLO DA ÁGUA  CAUSAS  E  CONSEQUÊNCIAS DA  SUA  ESCASSEZ
Introdução No âmbito das áreas de STC e CLC, foi-nos proposto elaborar um trabalho sobre o Ciclo da Água, os processos dos mesmo, causas e consequências da sua escassez. Da mesma forma que nos foi pedido uma abordagem sobre as Alterações Climáticas, que se têm vindo a verificar. O objectivo deste trabalho visa não só adquirir mais conhecimentos sobre os temas, mas sobretudo que se faça uma tomada de consciencialização sobre estes problemas, que afectam a humanidade. Pontos a abordar como: 	- Causas da Poluição e escassez da Água e as consequências; 	- Medidas a adoptar para evitar a sua poluição e escassez 	- Alterações Climáticas e o Tratado de Quioto 	- Conflitos institucionais e mundiais devido à escassez da 	água; 	- Algumas entidades que gerem a água em Portugal; 	- Legislação que visa a protecção do meio ambiente; 	- Anexo: Alteração do modo de vida, a importância dos mass 	media na formação de individuos sobre as alterações 	climáticas.
O que é o Ciclo da Água É a contínua circulação da água sobre o nosso planeta. Processo associado ao movimento e à transferência de água nos seus diferentes estados físicos entre os oceanos, as calotes de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. A água é um recurso renovável em circulação constante nos oceanos, rios e lagos: através da energia solar passa para a atmosfera sobre a forma de vapor, para posteriormente retomar à superfície terrestre sob a forma líquida ou sólida.
Processos do Ciclo da Água
1 Evaporação  Devido à incidência do calor solar sobre o planeta, é provocada a evaporação da água existente no mesmo (oceanos, rios, lagos e parte da água existe nos solos) - (passagem da fase líquida para a sólida).
2 Transpiração  Processo que designa a transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera, das plantas e animais.
3 Sublimação  Transferência da água dos glaciares no topo das montanhas, da fase sólida para a fase de vapor (fenómeno exclusivo do alto das montanhas, como nos Himalaias ou Cordilheira).
4 Condensação  Processo que provoca a transformação da água do estado gasoso para o estado liquido, quando esta atinge regiões mais altas na atmosfera, fomentando o aparecimento de nuvens.
5 Precipitação  Quando a água se condensa, gera a formação de nuvens. Estas, ao atingirem determinado ponto de saturação, dá inicio à precipitação, que, dependendo das condições climáticas, pode atingir o solo em forma de: chuva, granizo ou neve.
6 Escoamento  A água proveniente da precipitação tem vários destinos:   Uma parte cai directamente nos reservatórios de águacomo: oceanos, rios e lagos;  Outra parte cai sobre o solo, seguindo dois percursos diferentes:  		- Uma parte escoa sobre a superfície do solo até atingir os rios e riachos que, por sua vez, desaguam no mar. 		- Outra parte infiltra-se no solo e nas rochas, através dos seus poros e 	fissuras, que vão alimentar as reservas subterrâneas, os chamados lençóis freáticos.
Causas da Escassez da Água  Principais problemas para a escassez da água: 	- Desperdício de água potável na agricultura (situação que se agrava com a prática da mesma em zonas áridas).  Outras causas para a escassez de água que estão de alguma forma relacionadas com a agricultura: 	- Crescimento populacional; 	- Crescente urbanização; 	- Alteração do padrão alimentar das populações (Devido ao crescimento económico de muitos países, as populações alteraram o seu padrão alimentar, de uma dieta em que a base era vegetariana, passando a consumir carne, o que obriga ao aumento de consumo de água a nível mundial. Exemplo: China).
Poluição da Água: As águas superficiais ou subterrâneas sofrem por vezes descargas de águas residuais. Estas dependendo das suas características físicas, químicas e/ou biológicas podem estar poluídas. Devido a uma série de factores já mencionados resulta o aumento da poluição hídrica, cujas fontes são: 		- Efluentes Domésticos; 		- Efluentes Industriais; 		- Efluentes da Pecuária; 		- Lixiviação de Solos e resíduos; 		- Intrusão Salina; 		- Efeitos da Poluição.
[object Object],		Consequências - Aumento do nível do mar, com a probabilidade 	de 	submersão de zonas baixas; 		- Degelo dos glaciares; 		- Alterações do ciclo hidrológico e dos padrões 	normais de 	precipitação, com consequentes 	cheias e secas; 		- alterações na ocorrência de situações 	climáticas 	extremas, em particular de temperaturas muito elevadas. 	Para contrariar esta realidade, negociou-se um protocolo de um tratado internacional, que foi discutido e negociado em Quioto, no Japão, em 1997. O Tratado de Quioto consiste em assumir compromissos mais rígidos, para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causas antropogénicas do aquecimento global. Fazem parte deste protocolo 179 Países incluindo Portugal. Os Estados Unidos assinaram mas não ratificaram.
Consequências da Escassez da Água  Desertificação;  Menos produção de alimentos;  Aumento de doenças infecciosas;  Destruição de ecossistemas;  Conflitos sociais e políticos em diferentes níveis
Conflitos Institucionais e Mundiais devido à Escassez da Água  Prática de crimes ambientais tais como: - Ataques a barragens e outros órgãos de sistemas hídricos; - Constituição de milícias com vista a proteger fontes de água potável  Por outro lado, a escassez da água pode gerar também: - Tensões internacionais, devido a questão da saúde, à pobreza e diminuição da esperança de vida, determinando o aparecimento de refugiados ambientais. - Indução da cooperação entre as partes interessadas (exemplo de Portugal e Espanha)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL Actualmente a educação ambiental, é considerada como um aspecto a levar em conta nas formação dos cidadãos, principalmente dos mais jovens. É imperativo que esta seja uma formação sólida, sobre os problemas e desafios que resultam das alterações ambientais provocadas pelas actividades humanas. A definição clara de Educação Ambiental, surge na década de setenta na carta de Belgrado da União Internacional para a Conservação da Natureza (1975). De acordo com esta carta, “A Educação Ambiental” constitui um processo de reconhecimento de valores e de clarificação de conceitos, graças aos quais a pessoa humana adquire as capacidades e as competências, que lhe permitem abarcar e apreciar as relações de interdependência entre o Homem, a sua cultura e o seu meio Biofísico”.
Educaçação Ambiental: g Devido aos avanços científicos e tecnológicos após a Revolução Industrial e que se evidenciaram nas últimas décadas, verificou-se um aumento da qualidade de vida e do seu bem-estar e um elevado nível de desenvolvimento. Novos problemas surgiram desta realidade, aos quais era imperativo dar respostas, tais como: 		- utilização indiscriminada e o esgotamento dos recursos naturais a um ritmo muito acelerado; 		- alterações profundas no equilíbrio dos sistemas naturais; 		- alterações a nível global que podem vir a colocar em risco a continuidade de muitas formas de vida; 		- o impacto das diferentes actividades humanas no meio ambiente.
Medidas de Controlo da Poluição da Água  Utilização de tecnologias menos poluentes;  Campanhas de informação, prevenção e sensibilização (visando a defesa e manutenção dos recursos hídricos);  Tratamento das águas dos efluentes;  Correcta gestão dos resíduos sólidos; A existência de uma rede de drenagem de águas que receba todas as águas e líquidos utilizados e os canalize para uma estação de tratamento-ETAR (far-se-á uma redução das cargas poluentes até atingirem níveis de qualidade exigidos)
Algumas Medidas a Adoptar para Evitar a Escassez da Água  Não deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes, ensaboa o corpo ou a loiça;   Lavar pavimentos e veículos com baldes de água;   Utilizar sempre as máquinas com a carga completa (máquina de lavar loiça e roupa);  Reutilizar a água, sempre que for possível;   Verificar se há roturas nas canalizações, ou torneiras mal vedadas, de forma a evitar o desperdício da água ;   Utilizar sempre que possível a opção “meia carga” do autoclismo.
Legislação que Visa a Protecção do Meio Ambiente ,[object Object],		- Não há vida sem água. A água é um bem precioso, indespensável a todas as actividades humanas;  Lei n.º 58/2005. DR 249 SÉRIE I-A de 2005-12-29 Assembleia da República 	- Aprova a Lei da Água  Artigo 66.º da Constituição da República Portuguesa (Ambiente e qualidade de vida) 	1.Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender. 2.Incumbe ao Estado, por meio de organismos próprios e por apelo e apoio a iniciativas populares, tais como: 		a) Prevenir e controlar a poluição e os seus efeitos e as 	formas prejudiciais de erosão; 		b) Ordenar e promover o ordenamento do território, tendo 	em vista uma correcta localização das actividades, um 	equilibrado desenvolvimento socioeconómico e paisagens biologicamente equilibradas
Entidades que Fazem a Gestão da Água em Portugal INAG, I. P., como Autoridade Nacional da Água - propõe, acompanha e assegura a execução da política nacional no domínio dos recursos hídricos de forma a assegurar a sua gestão sustentável, bem como garantir a efectiva aplicação da Lei da Água. ECOFIRMA - dispõe de capacidade técnica e humana para recolher, pré-tratar e acondicionar devidamente amostras de águas para análise. Realiza algumas análises e recorre à subcontratação de laboratórios credenciados para as restantes. ERSAR,IP  - garante a qualidade da água para consumo humano, competindo-lhe assegurar a protecção dos utilizadores dos serviços de água e resíduos, evitando possíveis abusos decorrentes de direitos exclusivos, no que respeita à qualidade e preços. AUTARQUIAS LOCAIS – Compete a estas entidades o controlo do tratamento e da distribuição das águas
Conclusão Para a elaboração deste trabalho, contei com os meus conhecimentos e com alguma pesquisa no que se refere a alguns pontos, como por exemplo, a legislação existente sobre a protecção do meio ambiente, algumas entidades que gerem a água em Portugal, a tomada de consciência de alguns conflitos que derivam da escassez da água, entre outros. O saldo deste trabalho foi positivo, porque  aprendi sobre pontos  que desconhecia e no mínimo reforcei as minhas aprendizagens. Este trabalho alertou-me mais uma vez, para a atitude que tenho de ter no dia-a-dia, no que se refere à diminuição do consumo da água, fazendo com a partir de agora, esteja mais empenhada nesta tarefa.
Bibliografia  Documentos de Apoio http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_hidrol%C3%B3gico (29/09/2009) http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/ (29-09-2009 e 30-09-2009) http://www.democraciaberta.com/democracia_forum/ver_topico.php?t=401 (30-09-2009) http://tilz.tearfund.org/webdocs/Tilz/Topics/Other%20advocacy%20training%20materials/AdvwaterP%20-%202.pdf (30-09-2009) http://www.adital.com.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=20392 (08-10-2009) http://www.adital.com.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=20392 (08-10-2009) http://www.youngreporters.org/IMG/bmp/untitled-3.bmp (14-10-2009) http://3.bp.blogspot.com/_pbZ9h8RINFY/Sh2nn4ycK_I/AAAAAAAAAGA/qcTp1oUsqJ/s400/agua-fonte-vida.jpg(14-10-2009)
Fim Trabalho realizado por:Graça Costa Escola Secundária com 3º ciclo de Vendas Novas EFA, 2º Nível  - Certificação escolar STC  & CLC 07/10/2009

Weitere ähnliche Inhalte

Was ist angesagt?

O desenvolvimento e os recursos ambientais
O desenvolvimento e os recursos ambientaisO desenvolvimento e os recursos ambientais
O desenvolvimento e os recursos ambientaisjovensnaeconomia
 
Água esgotabilidade, responsabilidade e sustentabilidade
Água esgotabilidade, responsabilidade e sustentabilidadeÁgua esgotabilidade, responsabilidade e sustentabilidade
Água esgotabilidade, responsabilidade e sustentabilidadepedagogicosjdelrei
 
Recursos GeolóGicos
Recursos GeolóGicosRecursos GeolóGicos
Recursos GeolóGicosNuno Correia
 
A Importância da Água.
A Importância da Água.A Importância da Água.
A Importância da Água.Milena Castro
 
O Desenv. e a Utiliz. dos Recursos-by ES./GI/JB
O Desenv. e a Utiliz. dos Recursos-by ES./GI/JBO Desenv. e a Utiliz. dos Recursos-by ES./GI/JB
O Desenv. e a Utiliz. dos Recursos-by ES./GI/JBzeopas
 
Questões sobre dilemas ambientais do mundo atual
Questões sobre dilemas ambientais do mundo atualQuestões sobre dilemas ambientais do mundo atual
Questões sobre dilemas ambientais do mundo atualtelmamedeiros2010
 
Saudeambientalenf (1)
Saudeambientalenf (1)Saudeambientalenf (1)
Saudeambientalenf (1)karensuelen
 
Impactos Ambientais
Impactos AmbientaisImpactos Ambientais
Impactos AmbientaisLucas Santos
 
Manual Saneamento - FUNASA
Manual Saneamento - FUNASAManual Saneamento - FUNASA
Manual Saneamento - FUNASAcharlessousa192
 
Meio ambiente, aspectos conceituais e legais
Meio ambiente, aspectos conceituais e legaisMeio ambiente, aspectos conceituais e legais
Meio ambiente, aspectos conceituais e legaisTamires De Sousa Silva
 
Economia e Meio Ambiente
Economia e Meio AmbienteEconomia e Meio Ambiente
Economia e Meio Ambientelizsantana
 
Escassez de Recursos: Produção e Organização do Espaço
Escassez  de Recursos: Produção e Organização do EspaçoEscassez  de Recursos: Produção e Organização do Espaço
Escassez de Recursos: Produção e Organização do EspaçoKarina Andrade
 

Was ist angesagt? (18)

Saneamento Ambiental
Saneamento AmbientalSaneamento Ambiental
Saneamento Ambiental
 
Trabalho de saude ambiental. abilio
Trabalho de saude ambiental. abilioTrabalho de saude ambiental. abilio
Trabalho de saude ambiental. abilio
 
O desenvolvimento e os recursos ambientais
O desenvolvimento e os recursos ambientaisO desenvolvimento e os recursos ambientais
O desenvolvimento e os recursos ambientais
 
Água esgotabilidade, responsabilidade e sustentabilidade
Água esgotabilidade, responsabilidade e sustentabilidadeÁgua esgotabilidade, responsabilidade e sustentabilidade
Água esgotabilidade, responsabilidade e sustentabilidade
 
Recursos GeolóGicos
Recursos GeolóGicosRecursos GeolóGicos
Recursos GeolóGicos
 
A Importância da Água.
A Importância da Água.A Importância da Água.
A Importância da Água.
 
O Desenv. e a Utiliz. dos Recursos-by ES./GI/JB
O Desenv. e a Utiliz. dos Recursos-by ES./GI/JBO Desenv. e a Utiliz. dos Recursos-by ES./GI/JB
O Desenv. e a Utiliz. dos Recursos-by ES./GI/JB
 
Questão Ambiental
Questão AmbientalQuestão Ambiental
Questão Ambiental
 
Questões sobre dilemas ambientais do mundo atual
Questões sobre dilemas ambientais do mundo atualQuestões sobre dilemas ambientais do mundo atual
Questões sobre dilemas ambientais do mundo atual
 
Saudeambientalenf (1)
Saudeambientalenf (1)Saudeambientalenf (1)
Saudeambientalenf (1)
 
Meio Ambiente
Meio AmbienteMeio Ambiente
Meio Ambiente
 
Impactos Ambientais
Impactos AmbientaisImpactos Ambientais
Impactos Ambientais
 
Manual Saneamento - FUNASA
Manual Saneamento - FUNASAManual Saneamento - FUNASA
Manual Saneamento - FUNASA
 
Hidrologia analítica aula1
Hidrologia analítica aula1Hidrologia analítica aula1
Hidrologia analítica aula1
 
Meio ambiente, aspectos conceituais e legais
Meio ambiente, aspectos conceituais e legaisMeio ambiente, aspectos conceituais e legais
Meio ambiente, aspectos conceituais e legais
 
Saúde ambiental
Saúde ambientalSaúde ambiental
Saúde ambiental
 
Economia e Meio Ambiente
Economia e Meio AmbienteEconomia e Meio Ambiente
Economia e Meio Ambiente
 
Escassez de Recursos: Produção e Organização do Espaço
Escassez  de Recursos: Produção e Organização do EspaçoEscassez  de Recursos: Produção e Organização do Espaço
Escassez de Recursos: Produção e Organização do Espaço
 

Andere mochten auch

Stc E Clc..
Stc E Clc..Stc E Clc..
Stc E Clc..Ttavares
 
Co incineração corrigido
Co incineração corrigidoCo incineração corrigido
Co incineração corrigidosanpersousa89
 
Ficha de trabalho alterações climáticas
Ficha de trabalho alterações climáticasFicha de trabalho alterações climáticas
Ficha de trabalho alterações climáticasHelena Cordeiro
 
Biotecnologia - Organismos Geneticamente Modificados - OGM'S
Biotecnologia - Organismos Geneticamente Modificados - OGM'SBiotecnologia - Organismos Geneticamente Modificados - OGM'S
Biotecnologia - Organismos Geneticamente Modificados - OGM'SIsnailson Pinheiro
 
Aquecimento global 9g
Aquecimento global 9gAquecimento global 9g
Aquecimento global 9gMayjö .
 
Aquecimento Global
Aquecimento GlobalAquecimento Global
Aquecimento Globalclaudialopes
 
Power point co-incineração
Power point co-incineração Power point co-incineração
Power point co-incineração sanpersousa89
 
Co incineração corrigido
Co incineração corrigidoCo incineração corrigido
Co incineração corrigidosanpersousa89
 
Sou Técnica Administrativa, o livro portfólio.
Sou Técnica Administrativa, o livro portfólio.Sou Técnica Administrativa, o livro portfólio.
Sou Técnica Administrativa, o livro portfólio.luciardeus
 
Animais de laboratorio
Animais de laboratorioAnimais de laboratorio
Animais de laboratorioClick Farma
 
USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS CIENTÍFICASUSO DE ANIMAIS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS CIENTÍFICASGUILHERME FRANÇA
 
Co incineraçao powerpoint corrigido
Co incineraçao powerpoint corrigidoCo incineraçao powerpoint corrigido
Co incineraçao powerpoint corrigidosanpersousa89
 
ApresentaçãO Final Referencial Stc Clc Nov
ApresentaçãO Final Referencial Stc  Clc NovApresentaçãO Final Referencial Stc  Clc Nov
ApresentaçãO Final Referencial Stc Clc NovPedro Félix
 
S.T.C 7 - Ciência e Controvérsias Públicas
S.T.C 7 - Ciência e Controvérsias Públicas S.T.C 7 - Ciência e Controvérsias Públicas
S.T.C 7 - Ciência e Controvérsias Públicas I.Braz Slideshares
 

Andere mochten auch (20)

Energia nuclear em estudo
Energia nuclear em estudoEnergia nuclear em estudo
Energia nuclear em estudo
 
Stc E Clc..
Stc E Clc..Stc E Clc..
Stc E Clc..
 
Co incineração corrigido
Co incineração corrigidoCo incineração corrigido
Co incineração corrigido
 
Ficha de trabalho alterações climáticas
Ficha de trabalho alterações climáticasFicha de trabalho alterações climáticas
Ficha de trabalho alterações climáticas
 
Biotecnologia - Organismos Geneticamente Modificados - OGM'S
Biotecnologia - Organismos Geneticamente Modificados - OGM'SBiotecnologia - Organismos Geneticamente Modificados - OGM'S
Biotecnologia - Organismos Geneticamente Modificados - OGM'S
 
Aquecimento global 9g
Aquecimento global 9gAquecimento global 9g
Aquecimento global 9g
 
Aquecimento Global
Aquecimento GlobalAquecimento Global
Aquecimento Global
 
Power point co-incineração
Power point co-incineração Power point co-incineração
Power point co-incineração
 
Co incineração corrigido
Co incineração corrigidoCo incineração corrigido
Co incineração corrigido
 
Sou Técnica Administrativa, o livro portfólio.
Sou Técnica Administrativa, o livro portfólio.Sou Técnica Administrativa, o livro portfólio.
Sou Técnica Administrativa, o livro portfólio.
 
Energia HíDrica
Energia HíDricaEnergia HíDrica
Energia HíDrica
 
Animais de laboratorio
Animais de laboratorioAnimais de laboratorio
Animais de laboratorio
 
Organismos geneticamente modificados
Organismos geneticamente modificadosOrganismos geneticamente modificados
Organismos geneticamente modificados
 
USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS CIENTÍFICASUSO DE ANIMAIS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS
 
Co incineraçao powerpoint corrigido
Co incineraçao powerpoint corrigidoCo incineraçao powerpoint corrigido
Co incineraçao powerpoint corrigido
 
Co Incineracao
Co IncineracaoCo Incineracao
Co Incineracao
 
Ppt aquecimento global
Ppt aquecimento globalPpt aquecimento global
Ppt aquecimento global
 
ApresentaçãO Final Referencial Stc Clc Nov
ApresentaçãO Final Referencial Stc  Clc NovApresentaçãO Final Referencial Stc  Clc Nov
ApresentaçãO Final Referencial Stc Clc Nov
 
Rio tejo
Rio tejoRio tejo
Rio tejo
 
S.T.C 7 - Ciência e Controvérsias Públicas
S.T.C 7 - Ciência e Controvérsias Públicas S.T.C 7 - Ciência e Controvérsias Públicas
S.T.C 7 - Ciência e Controvérsias Públicas
 

Ähnlich wie Stc E Clc..

Ciclo Da áGua Ultimo
Ciclo Da áGua UltimoCiclo Da áGua Ultimo
Ciclo Da áGua UltimoTtavares
 
Ciclo da Água
Ciclo da ÁguaCiclo da Água
Ciclo da ÁguaAdminefa
 
áGua doce trabalho
áGua doce  trabalhoáGua doce  trabalho
áGua doce trabalhoMayjö .
 
Roteiro de atividades do Ciclo Autoral de 27 até 31 de julho de 2020.
Roteiro de atividades do Ciclo Autoral de 27 até 31 de julho de 2020.Roteiro de atividades do Ciclo Autoral de 27 até 31 de julho de 2020.
Roteiro de atividades do Ciclo Autoral de 27 até 31 de julho de 2020.escolacaiosergio
 
Importância da água na Biodiversidade
Importância da água na BiodiversidadeImportância da água na Biodiversidade
Importância da água na Biodiversidadesscosta
 
Importância da água para a Biodiversidade
Importância da água para a BiodiversidadeImportância da água para a Biodiversidade
Importância da água para a Biodiversidadesscosta
 
Disciplina Ecologia geral Curso de Química da Universidade Estadual do Maranh...
Disciplina Ecologia geral Curso de Química da Universidade Estadual do Maranh...Disciplina Ecologia geral Curso de Química da Universidade Estadual do Maranh...
Disciplina Ecologia geral Curso de Química da Universidade Estadual do Maranh...Colégio Dr. Herschell Carvalho
 
Preservação ambiental
Preservação ambientalPreservação ambiental
Preservação ambientalSandra Alves
 
áGua doce 9e
áGua doce 9eáGua doce 9e
áGua doce 9eMayjö .
 
Poluição das aguas
Poluição das aguasPoluição das aguas
Poluição das aguas93938110
 
Poluição da Água
Poluição da ÁguaPoluição da Água
Poluição da ÁguaPetedanis
 
DESTRUIÇÃO DA HIDROSFERA.docx
DESTRUIÇÃO DA HIDROSFERA.docxDESTRUIÇÃO DA HIDROSFERA.docx
DESTRUIÇÃO DA HIDROSFERA.docxssuser3bcdae
 

Ähnlich wie Stc E Clc.. (20)

Ciclo Da áGua Ultimo
Ciclo Da áGua UltimoCiclo Da áGua Ultimo
Ciclo Da áGua Ultimo
 
Ciclo da Água
Ciclo da ÁguaCiclo da Água
Ciclo da Água
 
74780 20080910014926
74780 2008091001492674780 20080910014926
74780 20080910014926
 
H2o
H2oH2o
H2o
 
áGua doce trabalho
áGua doce  trabalhoáGua doce  trabalho
áGua doce trabalho
 
"Água é a vida"
"Água é a vida""Água é a vida"
"Água é a vida"
 
Roteiro de atividades do Ciclo Autoral de 27 até 31 de julho de 2020.
Roteiro de atividades do Ciclo Autoral de 27 até 31 de julho de 2020.Roteiro de atividades do Ciclo Autoral de 27 até 31 de julho de 2020.
Roteiro de atividades do Ciclo Autoral de 27 até 31 de julho de 2020.
 
H2o2
H2o2H2o2
H2o2
 
Importância da água na Biodiversidade
Importância da água na BiodiversidadeImportância da água na Biodiversidade
Importância da água na Biodiversidade
 
Importância da água para a Biodiversidade
Importância da água para a BiodiversidadeImportância da água para a Biodiversidade
Importância da água para a Biodiversidade
 
Disciplina Ecologia geral Curso de Química da Universidade Estadual do Maranh...
Disciplina Ecologia geral Curso de Química da Universidade Estadual do Maranh...Disciplina Ecologia geral Curso de Química da Universidade Estadual do Maranh...
Disciplina Ecologia geral Curso de Química da Universidade Estadual do Maranh...
 
Preservação ambiental
Preservação ambientalPreservação ambiental
Preservação ambiental
 
áGua doce 9e
áGua doce 9eáGua doce 9e
áGua doce 9e
 
Poluição da água
Poluição da águaPoluição da água
Poluição da água
 
Poluição das aguas
Poluição das aguasPoluição das aguas
Poluição das aguas
 
Jmab 2012 finalmente
Jmab 2012 finalmenteJmab 2012 finalmente
Jmab 2012 finalmente
 
Agua
AguaAgua
Agua
 
Poluição da Água
Poluição da ÁguaPoluição da Água
Poluição da Água
 
Trabalho
TrabalhoTrabalho
Trabalho
 
DESTRUIÇÃO DA HIDROSFERA.docx
DESTRUIÇÃO DA HIDROSFERA.docxDESTRUIÇÃO DA HIDROSFERA.docx
DESTRUIÇÃO DA HIDROSFERA.docx
 

Mehr von Adminefa

Trabalho Limpar Portugal
Trabalho Limpar PortugalTrabalho Limpar Portugal
Trabalho Limpar PortugalAdminefa
 
Visita de estudo antonio pinto
Visita de estudo antonio pintoVisita de estudo antonio pinto
Visita de estudo antonio pintoAdminefa
 
Relatório da visita ao Museu de Etnografia de Vendas Novas
Relatório da visita ao Museu de Etnografia de Vendas NovasRelatório da visita ao Museu de Etnografia de Vendas Novas
Relatório da visita ao Museu de Etnografia de Vendas NovasAdminefa
 
Poesia de João Negreiros
Poesia de João NegreirosPoesia de João Negreiros
Poesia de João NegreirosAdminefa
 
Resíduos Sólidos
Resíduos SólidosResíduos Sólidos
Resíduos SólidosAdminefa
 
Saber para Servir
Saber para ServirSaber para Servir
Saber para ServirAdminefa
 

Mehr von Adminefa (9)

Ola
OlaOla
Ola
 
Olá
OláOlá
Olá
 
24 abril
24 abril24 abril
24 abril
 
Trabalho Limpar Portugal
Trabalho Limpar PortugalTrabalho Limpar Portugal
Trabalho Limpar Portugal
 
Visita de estudo antonio pinto
Visita de estudo antonio pintoVisita de estudo antonio pinto
Visita de estudo antonio pinto
 
Relatório da visita ao Museu de Etnografia de Vendas Novas
Relatório da visita ao Museu de Etnografia de Vendas NovasRelatório da visita ao Museu de Etnografia de Vendas Novas
Relatório da visita ao Museu de Etnografia de Vendas Novas
 
Poesia de João Negreiros
Poesia de João NegreirosPoesia de João Negreiros
Poesia de João Negreiros
 
Resíduos Sólidos
Resíduos SólidosResíduos Sólidos
Resíduos Sólidos
 
Saber para Servir
Saber para ServirSaber para Servir
Saber para Servir
 

Kürzlich hochgeladen

Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira partecoletivoddois
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamentalgeone480617
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdfDemetrio Ccesa Rayme
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfdio7ff
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfpaulafernandes540558
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 

Kürzlich hochgeladen (20)

Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 

Stc E Clc..

  • 1. CICLO DA ÁGUA  CAUSAS E  CONSEQUÊNCIAS DA SUA ESCASSEZ
  • 2. Introdução No âmbito das áreas de STC e CLC, foi-nos proposto elaborar um trabalho sobre o Ciclo da Água, os processos dos mesmo, causas e consequências da sua escassez. Da mesma forma que nos foi pedido uma abordagem sobre as Alterações Climáticas, que se têm vindo a verificar. O objectivo deste trabalho visa não só adquirir mais conhecimentos sobre os temas, mas sobretudo que se faça uma tomada de consciencialização sobre estes problemas, que afectam a humanidade. Pontos a abordar como: - Causas da Poluição e escassez da Água e as consequências; - Medidas a adoptar para evitar a sua poluição e escassez - Alterações Climáticas e o Tratado de Quioto - Conflitos institucionais e mundiais devido à escassez da água; - Algumas entidades que gerem a água em Portugal; - Legislação que visa a protecção do meio ambiente; - Anexo: Alteração do modo de vida, a importância dos mass media na formação de individuos sobre as alterações climáticas.
  • 3. O que é o Ciclo da Água É a contínua circulação da água sobre o nosso planeta. Processo associado ao movimento e à transferência de água nos seus diferentes estados físicos entre os oceanos, as calotes de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. A água é um recurso renovável em circulação constante nos oceanos, rios e lagos: através da energia solar passa para a atmosfera sobre a forma de vapor, para posteriormente retomar à superfície terrestre sob a forma líquida ou sólida.
  • 5. 1 Evaporação Devido à incidência do calor solar sobre o planeta, é provocada a evaporação da água existente no mesmo (oceanos, rios, lagos e parte da água existe nos solos) - (passagem da fase líquida para a sólida).
  • 6. 2 Transpiração Processo que designa a transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera, das plantas e animais.
  • 7. 3 Sublimação Transferência da água dos glaciares no topo das montanhas, da fase sólida para a fase de vapor (fenómeno exclusivo do alto das montanhas, como nos Himalaias ou Cordilheira).
  • 8. 4 Condensação Processo que provoca a transformação da água do estado gasoso para o estado liquido, quando esta atinge regiões mais altas na atmosfera, fomentando o aparecimento de nuvens.
  • 9. 5 Precipitação Quando a água se condensa, gera a formação de nuvens. Estas, ao atingirem determinado ponto de saturação, dá inicio à precipitação, que, dependendo das condições climáticas, pode atingir o solo em forma de: chuva, granizo ou neve.
  • 10. 6 Escoamento A água proveniente da precipitação tem vários destinos:  Uma parte cai directamente nos reservatórios de águacomo: oceanos, rios e lagos;  Outra parte cai sobre o solo, seguindo dois percursos diferentes: - Uma parte escoa sobre a superfície do solo até atingir os rios e riachos que, por sua vez, desaguam no mar. - Outra parte infiltra-se no solo e nas rochas, através dos seus poros e fissuras, que vão alimentar as reservas subterrâneas, os chamados lençóis freáticos.
  • 11. Causas da Escassez da Água  Principais problemas para a escassez da água: - Desperdício de água potável na agricultura (situação que se agrava com a prática da mesma em zonas áridas).  Outras causas para a escassez de água que estão de alguma forma relacionadas com a agricultura: - Crescimento populacional; - Crescente urbanização; - Alteração do padrão alimentar das populações (Devido ao crescimento económico de muitos países, as populações alteraram o seu padrão alimentar, de uma dieta em que a base era vegetariana, passando a consumir carne, o que obriga ao aumento de consumo de água a nível mundial. Exemplo: China).
  • 12. Poluição da Água: As águas superficiais ou subterrâneas sofrem por vezes descargas de águas residuais. Estas dependendo das suas características físicas, químicas e/ou biológicas podem estar poluídas. Devido a uma série de factores já mencionados resulta o aumento da poluição hídrica, cujas fontes são: - Efluentes Domésticos; - Efluentes Industriais; - Efluentes da Pecuária; - Lixiviação de Solos e resíduos; - Intrusão Salina; - Efeitos da Poluição.
  • 13.
  • 14. Consequências da Escassez da Água  Desertificação;  Menos produção de alimentos;  Aumento de doenças infecciosas;  Destruição de ecossistemas;  Conflitos sociais e políticos em diferentes níveis
  • 15. Conflitos Institucionais e Mundiais devido à Escassez da Água  Prática de crimes ambientais tais como: - Ataques a barragens e outros órgãos de sistemas hídricos; - Constituição de milícias com vista a proteger fontes de água potável  Por outro lado, a escassez da água pode gerar também: - Tensões internacionais, devido a questão da saúde, à pobreza e diminuição da esperança de vida, determinando o aparecimento de refugiados ambientais. - Indução da cooperação entre as partes interessadas (exemplo de Portugal e Espanha)
  • 16. EDUCAÇÃO AMBIENTAL Actualmente a educação ambiental, é considerada como um aspecto a levar em conta nas formação dos cidadãos, principalmente dos mais jovens. É imperativo que esta seja uma formação sólida, sobre os problemas e desafios que resultam das alterações ambientais provocadas pelas actividades humanas. A definição clara de Educação Ambiental, surge na década de setenta na carta de Belgrado da União Internacional para a Conservação da Natureza (1975). De acordo com esta carta, “A Educação Ambiental” constitui um processo de reconhecimento de valores e de clarificação de conceitos, graças aos quais a pessoa humana adquire as capacidades e as competências, que lhe permitem abarcar e apreciar as relações de interdependência entre o Homem, a sua cultura e o seu meio Biofísico”.
  • 17. Educaçação Ambiental: g Devido aos avanços científicos e tecnológicos após a Revolução Industrial e que se evidenciaram nas últimas décadas, verificou-se um aumento da qualidade de vida e do seu bem-estar e um elevado nível de desenvolvimento. Novos problemas surgiram desta realidade, aos quais era imperativo dar respostas, tais como: - utilização indiscriminada e o esgotamento dos recursos naturais a um ritmo muito acelerado; - alterações profundas no equilíbrio dos sistemas naturais; - alterações a nível global que podem vir a colocar em risco a continuidade de muitas formas de vida; - o impacto das diferentes actividades humanas no meio ambiente.
  • 18. Medidas de Controlo da Poluição da Água  Utilização de tecnologias menos poluentes;  Campanhas de informação, prevenção e sensibilização (visando a defesa e manutenção dos recursos hídricos);  Tratamento das águas dos efluentes;  Correcta gestão dos resíduos sólidos; A existência de uma rede de drenagem de águas que receba todas as águas e líquidos utilizados e os canalize para uma estação de tratamento-ETAR (far-se-á uma redução das cargas poluentes até atingirem níveis de qualidade exigidos)
  • 19. Algumas Medidas a Adoptar para Evitar a Escassez da Água  Não deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes, ensaboa o corpo ou a loiça;  Lavar pavimentos e veículos com baldes de água;  Utilizar sempre as máquinas com a carga completa (máquina de lavar loiça e roupa);  Reutilizar a água, sempre que for possível;  Verificar se há roturas nas canalizações, ou torneiras mal vedadas, de forma a evitar o desperdício da água ;  Utilizar sempre que possível a opção “meia carga” do autoclismo.
  • 20.
  • 21. Entidades que Fazem a Gestão da Água em Portugal INAG, I. P., como Autoridade Nacional da Água - propõe, acompanha e assegura a execução da política nacional no domínio dos recursos hídricos de forma a assegurar a sua gestão sustentável, bem como garantir a efectiva aplicação da Lei da Água. ECOFIRMA - dispõe de capacidade técnica e humana para recolher, pré-tratar e acondicionar devidamente amostras de águas para análise. Realiza algumas análises e recorre à subcontratação de laboratórios credenciados para as restantes. ERSAR,IP  - garante a qualidade da água para consumo humano, competindo-lhe assegurar a protecção dos utilizadores dos serviços de água e resíduos, evitando possíveis abusos decorrentes de direitos exclusivos, no que respeita à qualidade e preços. AUTARQUIAS LOCAIS – Compete a estas entidades o controlo do tratamento e da distribuição das águas
  • 22. Conclusão Para a elaboração deste trabalho, contei com os meus conhecimentos e com alguma pesquisa no que se refere a alguns pontos, como por exemplo, a legislação existente sobre a protecção do meio ambiente, algumas entidades que gerem a água em Portugal, a tomada de consciência de alguns conflitos que derivam da escassez da água, entre outros. O saldo deste trabalho foi positivo, porque aprendi sobre pontos que desconhecia e no mínimo reforcei as minhas aprendizagens. Este trabalho alertou-me mais uma vez, para a atitude que tenho de ter no dia-a-dia, no que se refere à diminuição do consumo da água, fazendo com a partir de agora, esteja mais empenhada nesta tarefa.
  • 23. Bibliografia  Documentos de Apoio http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_hidrol%C3%B3gico (29/09/2009) http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/ (29-09-2009 e 30-09-2009) http://www.democraciaberta.com/democracia_forum/ver_topico.php?t=401 (30-09-2009) http://tilz.tearfund.org/webdocs/Tilz/Topics/Other%20advocacy%20training%20materials/AdvwaterP%20-%202.pdf (30-09-2009) http://www.adital.com.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=20392 (08-10-2009) http://www.adital.com.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=20392 (08-10-2009) http://www.youngreporters.org/IMG/bmp/untitled-3.bmp (14-10-2009) http://3.bp.blogspot.com/_pbZ9h8RINFY/Sh2nn4ycK_I/AAAAAAAAAGA/qcTp1oUsqJ/s400/agua-fonte-vida.jpg(14-10-2009)
  • 24. Fim Trabalho realizado por:Graça Costa Escola Secundária com 3º ciclo de Vendas Novas EFA, 2º Nível - Certificação escolar STC & CLC 07/10/2009